

A Quitanda da Agricultura Familiar movimentou o Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), na manhã deste domingo (25), reunindo agricultores familiares, consumidores e parceiros na primeira edição de 2026 do projeto promovido pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). A iniciativa, que integra a Feirinha Verde, reforça o incentivo à comercialização direta de produtos do campo, valorizando o produtor rural, gerando renda e estimulando o consumo de alimentos saudáveis.
O público aproveitou a variedade de verduras, legumes e alimentos naturais disponíveis. A assistente social Lucileide Luz é frequentadora assídua da feira e destacou a qualidade dos produtos. “Eu compro sempre aqui na feirinha, os produtos maravilhosos da agricultura familiar, e hoje estou aqui fazendo a feira, comprei alface, rúcula e cheiro verde, as melhores verduras, produto de qualidade”, afirmou.
De acordo com o superintendente de Comercialização da SAF, Ilan Cunha, a proposta é aproximar cada vez mais os agricultores do consumidor final. “Estamos iniciando nesse ano as ações da Quitanda da Agricultura Familiar, em uma parceria com a Feirinha Verde, esse projeto que é tão importante onde os agricultores têm acesso diretamente ao mercado consumidor, não só aqui na Feirinha Verde, mas em vários eventos que participamos em condomínios, órgãos públicos e empresas”, explicou.

Ilan Cunha também ressaltou a importância social e econômica da iniciativa. “A Quitanda é muito importante para promover acesso dos agricultores familiares ao mercado consumidor, gerando renda e oportunidade de desenvolvimento e crescimento para essas famílias. E quem compra tem acesso a produtos de qualidade oriundos da agricultura familiar”, completou.
Para quem produz, o retorno da Quitanda representa renda e esperança. A agricultora familiar Josefa Soares, da horta do Itararé, comemorou o reencontro com os clientes. “Todo mundo com o sorriso aqui, todo mundo alegre, por causa do retorno da nossa feira, que é uma feira muito gratificante pra todos nós, tanto da zona urbana como da zona rural, o cliente já sabendo da feira, cedo já tá aqui presente. Os clientes também estavam sentindo falta da feira”, relatou.
A Quitanda da Agricultura Familiar conta com a participação de coletivos de Teresina e de municípios próximos, como União, José de Freitas e Altos, fortalecendo a integração entre campo e cidade e consolidando o projeto como um espaço de valorização da produção local e da agricultura familiar. A próxima edição da Quitanda na Feirinha Verde está marcada para o dia 8 de fevereiro.

Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC
Agricultura e ... Procura pelo Coopera Paraná cresce 50% e inscrições já superam edição anterior
Piauí Alunos do programa Juventude Rural vão representar o Piauí em conferência nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário Mín. 19° Máx. 29°





