

"É uma honra conhecer essa estrutura e entender de perto o funcionamento da política. Hoje em dia isso é raro, e iniciativas como essa fazem a diferença”. A fala do estudante Marcelo dos Santos Domingues Júnior, do 2º ano do Ensino Médio, resume o impacto das visitas acadêmicas à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).
Ao longo de 2025, o Parlamento Estadual recebeu aproximadamente 700 pessoas de 17 instituições, incluindo professores e estudantes do ensino fundamental, médio e superior em ações que reforçam o compromisso da Casa com a formação cidadã e a aproximação entre o Parlamento e a sociedade. Além de Campo Grande, estiveram na ALEMS delegações das cidades de Bonito, Iguatemi, Chapadão do Sul, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado, Corumbá, Laguna Carapã e Ribeirão dos Índios-SP. As visitas guiadas realizadas pela diretoria de Cerimonial da Assembleia Legislativa permitem que jovens vivenciem na prática o funcionamento do Legislativo Estadual, dialoguem com deputados e compreendam de forma dinâmica o processo de criação das leis.
O estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Kayke Maciel, de 17 anos, ressaltou a importância de conhecer de perto o funcionamento do Parlamento sul-mato-grossense e de ampliar a compreensão sobre as políticas públicas de outros estados. “É extremamente importante entender como funciona a política de outro lugar. Às vezes, o modo como um estado organiza suas políticas pode servir de exemplo para aplicarmos melhorias também no nosso”, afirmou o aluno.
Os professores e coordenadores pedagógicos destacam a importância da experiência para a formação crítica dos estudantes. Para o coordenador de Gestão Pedagógica, Claudinei Manoel de Souza, as atividades conectam o conteúdo das salas de aula ao mundo real: “Fazemos questão de mostrar aos alunos que aquilo que aprendem pode ser aplicado em qualquer contexto. Aqui, eles conseguem entender como as políticas públicas funcionam e como impactam nossas vidas”.
O presidente da ALEMS, deputado estadual Gerson Claro (PP) reforçou o papel da política como instrumento de transformação social. “É muito bom recebê-los aqui. A ALEMS está aberta à população, especialmente às escolas e aos estudantes, para manter viva a chama da democracia. A política é o espaço do diálogo e da construção de consensos para melhorar a vida das pessoas, seja na economia, infraestrutura, saúde ou educação”, afirmou.
No Plenário Júlio Maia, o presidente fez questão de acolher cada grupo: “Sejam bem-vindos. É muito bom ter alunos conhecendo o trabalho do Legislativo, pois aqui também é a Casa da Democracia sul-mato-grossense”.
A deputada e 3ª vice-presidente da ALEMS, Mara Caseiro (PSDB), e dirigente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, pontuou a importância da aproximação entre Parlamento e juventude: “É uma alegria abrir as portas da Assembleia para estudantes em fase de construção de seus projetos de vida. Conhecer o funcionamento da Casa é essencial para entender como as decisões que impactam a sociedade são tomadas e para que se sintam parte desse processo democrático”.
Educação cidadã
Reforçando o compromisso da ALEMS com educação, cidadania e participação social, as escolas participam de uma agenda permanente de visitas que permite aos alunos compreender, de forma prática, o funcionamento do Legislativo Estadual.
Em maio, alunos do Colégio Tic Tac e do Instituto Penrabel visitaram o Parlamento após estudarem, em sala de aula, o tema “separação dos Poderes”. Os estudantes acompanharam explicações sobre o papel dos deputados, a tramitação das matérias e a importância da democracia.
Em agosto, estudantes de Chapadão do Sul participaram de uma aula especial sobre o Parlamento Estadual. A comitiva acompanhou parte das atividades da ALEMS e interagiu com parlamentares, entendendo as competências do Legislativo e a relevância da participação social no processo democrático.
Em setembro, os visitantes incluem alunos da Escola Estadual de Eldorado, integrantes do projeto “O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas”. Durante a atividade, os jovens do 1º ano do Ensino Médio percorrem os setores da Casa e ouvem dos servidores explicações sobre o processo legislativo, a estrutura institucional e o papel fiscalizador da Assembleia.
Também neste período, alunos, professores e representantes de Aparecida do Taboado foram recebidos pela ALEMS. A visita reforçou a integração entre municípios e Parlamento, com incentivo aos estudantes para que compreendam que a política faz parte do cotidiano de todos os cidadãos.
Em outubro, a Casa de Leis recebeu uma comitiva interestadual: 35 alunos da Escola Estadual Carlos Bernardes Staut, de Ribeirão dos Índios (SP). A visita integra o projeto “Experimentando o Conhecimento - Staut em Campo”, que busca levar o aprendizado escolar para fora da sala de aula. Os estudantes circularam pelos corredores da Casa, acompanharam explicações sobre o funcionamento das sessões e exploraram aspectos históricos da sede do Legislativo sul-mato-grossense.
O ano também contou com a participação de acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A turma visitou gabinetes, plenário e as unidades de Comunicação Institucional, conhecendo a rotina de produção de notícias, transmissões ao vivo, cobertura legislativa e estratégias de divulgação oficial.
Cerimonial em ação
Conduzidas pela diretoria de Cerimonial da ALEMS, as visitas permitem que os estudantes conheçam o Saguão Nelly Martins, onde estão expostas relíquias e marcos da história política sul-mato-grossense, a Galeria dos Presidentes, além do acervo institucional que reúne peças históricas, como a primeira máquina de ponto do Legislativo. Os grupos também percorrem a exposição dedicada aos povos indígenas e visitam o Plenário Deputado Júlio Maia, espaço em que recebem explicações sobre o funcionamento das sessões ordinárias e as etapas de tramitação de um projeto de lei.
Para a diretora de Cerimonial do Parlamento, Severina da Silva, cada visita representa uma oportunidade de despertar consciência cidadã. “Para nós, do Cerimonial, receber estudantes de diferentes municípios é uma das experiências mais gratificantes do ano. Cada visita reforça a missão institucional da ALEMS de se manter aberta, acolhedora e transparente. Quando os jovens percorrem os corredores da Casa Legislativa e conhecem o funcionamento do Plenário, percebemos o brilho no olhar e a curiosidade despertada. É nesse momento que entendemos que a educação para a cidadania acontece de verdade na prática, no diálogo e no contato direto com o Parlamento”, observa Severina da Silva.
Serviço
A visita guiada pelas instalações do Poder Legislativo é um serviço importante para as instituições de educação do Estado do Mato Grosso do Sul. Para agendar, é necessário entrar em contato com a Gerência de Cerimonial, pelo telefone (67) 3389-6359.
Interessados em agendar a visita à ALEMS devem entrar em contato com a Diretoria de Cerimonial pelo telefone (67) 3389-6359/6232. O Palácio Guaicurus, sede da Casa de Leis, fica na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Parque dos Poderes, Bloco 9, Jardim Veraneio.
Bahia Edital Ouro Negro 2026 garante estrutura e fortalece a presença do povo de axé na Lavagem da Purificação de Santo Amaro
PM - MS Polícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autor de tráfico de drogas e receptação
Polícia Civil - MS Policiais civis prendem suspeito de feminicídio em Corumbá
Piauí Badespi impulsiona setor produtivo com investimento sustentável em empresa do setor de cortes de carnes
Polícia Civil - MS Polícia Civil apreende entorpecente em Jardim
São Paulo Centro TEA Paulista: litoral e interior passam a contar com atendimento 24 horas
Polícia Civil - MS Polícia Civil e Guarda Municipal prendem em flagrante homem com 6kg de “dry” na rodoviária de Dourados
Tocantins Em Paraíso, Procon Tocantins encontra variação de até 277% nos preços de materiais escolares
Marabá - PA Meio Ambiente: Semma fiscaliza denúncias de maus-tratos a animais Mín. 19° Máx. 29°





