

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) concluiu no final de semana, em Betânia do Piauí, no sul do estado, a instalação da décima e última estação agrometeorológica na Bacia do Rio Canindé, fechando um ciclo histórico de investimentos em monitoramento climático, com recursos próprios, viabilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ação, foram aplicados mais de R$ 4 milhões, beneficiando o controle do tempo e clima na região.
As novas estações reforçam a atuação da Sala de Monitoramento do Clima da Semarh, que acompanha, diariamente, em tempo real, dados sobre chuvas, vento, temperatura, umidade, níveis de reservatórios e risco de incêndios florestais, dentre outros dados, que ampliam a precisão das informações climáticas em todo o território piauiense. Elas foram instaladas estrategicamente na Bacia do Canindé, uma das regiões mais sensíveis do ponto de vista hídrico e climático.
As unidades foram distribuídas nos municípios de Arraial, Picos, Pio IX, Vera Mendes, Paes Landim, Canto do Buriti, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Lagoa do Barro do Piauí e Betânia do Piauí. Com a rede concluída, o Piauí passa a contar com um sistema moderno de monitoramento climático, ampliando a capacidade de planejamento agrícola, gestão hídrica e prevenção de desastres ambientais.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, a iniciativa fortalece a gestão pública baseada em dados. “As estações vão fornecer dados instantâneos e mais confiáveis, fortalecendo o trabalho da nossa sala de monitoramento, que já disponibiliza informações diárias sobre os eventos climáticos registrados por satélites e equipamentos convencionais”, destacou o gestor, que visitou a estação de Vera Mendes, na última sexta-feira (23).
Já para o climatologista Pedro Aderaldo além de variáveis atmosféricas, os equipamentos medem a umidade e temperatura do solo, dado essencial para a agricultura, especialmente a familiar, permitindo antecipar os efeitos da seca e orientar políticas públicas mais eficientes. “O Piauí a partir de agora vai viver em um outro patamar de precisão no acompanhamento climático”, ressaltou.

Piauí Semarh inicia calendário 2026 com distribuição de 11 mil mudas frutíferas e nativas no Piauí
Meio Ambiente Copasa inicia série de reuniões com prefeitos para aprofundar diálogo sobre universalização do saneamento
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 19 a 23 de janeiro
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Piauí Meteorologia da Semarh prevê fim de semana com chuvas e ampliação das áreas atingidas
Meio Ambiente Produção anual de mudas de espécies nativas pela Sema ultrapassa 370 mil em 2025
Piauí Semarh reforça fiscalização e orientação na primeira semana do defeso do caranguejo no litoral do Piauí
Amazonas Balanço 2025: Ipaam registra aumento superior a 14% no número de licenças ambientais de mineração
Amazonas Sema Amazonas reforça cooperação entre estados em reunião do Fórum de Secretários da Amazônia Legal Mín. 19° Máx. 29°





