

A CPTM reforça as orientações aos passageiros idosos sobre os procedimentos para acesso ao benefício de gratuidade no sistema ferroviário de São Paulo. O direito à gratuidade é assegurado por lei e pode ser utilizado por meio de cartões específicos de transporte, que permitem o embarque gratuito, facilitando o deslocamento.
O benefício contempla passageiros a partir de 60 anos, com regras específicas de acordo com a faixa etária e o tipo de cartão utilizado.
Passageiros com 65 anos ou mais têm direito à gratuidade integral nos trens da CPTM. Já pessoas entre 60 e 64 anos também podem usufruir do benefício, desde que estejam devidamente cadastradas em um cartão habilitado.
Atualmente, o acesso gratuito pode ser realizado por meio do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa, voltado principalmente aos passageiros da capital paulista, ou do Cartão TOP Sênior, utilizado no transporte metropolitano, incluindo trens, metrô e ônibus intermunicipais.
A emissão dos cartões pode ser solicitada de forma online, por meio dos canais oficiais de atendimento, ou presencialmente, em postos autorizados, mediante agendamento prévio. Para a solicitação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência atualizado.
Após a aprovação do cadastro, o cartão é encaminhado ao endereço informado pelo passageiro. Em alguns casos, pode ser necessária a ativação inicial do benefício nos validadores das estações.
Embora passageiros com 65 anos ou mais possam acessar o sistema apresentando documento oficial com foto, a CPTM recomenda a utilização do cartão de gratuidade para maior praticidade no acesso às estações e melhor fluidez no embarque.
Para mais informações ou em caso de dúvidas sobre o benefício e os procedimentos de solicitação, os passageiros podem entrar em contato pelo 0800 0550121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,2 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 53,5 mil km, ou 1,3 volta em torno da Terra, em 1.551 viagens programadas. Juntas, as quatro linhas da CPTM somam 142 km de extensão, dos quais 74 km estão na capital paulista, que também conta com 18 estações do total de 41. A CPTM atende os moradores de 12 municípios, incluindo a capital.
São Paulo Estação Tamanduateí do Metrô ganha coworking gratuito
Polícia Civil - MS Policiais civis prendem homem com mandado de prisão em aberto, na Capital
Paraíba Regulariza-PB atende mais de 800 agricultores em Cubati e número de beneficiados ultrapassa 6,8 mil
Piauí Etipi mantém excelência em certificação digital após nova auditoria
Bahia Teatro Castro Alves abre inscrições para a 1ª edição de 2026 dos Cursos de Música; aulas são online e gratuitas
Bahia Edital Ouro Negro 2026 garante estrutura e fortalece a presença do povo de axé na Lavagem da Purificação de Santo Amaro Mín. 19° Máx. 29°





