

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) ampliou o teleatendimento do Centro TEA Paulista , que passa a operar durante 24 horas, todos os dias da semana, para expandir e facilitar o acesso ao serviço para quem reside no interior e litoral do estado. Com a mudança, além do horário comercial, também é possível entrar em contato com o canal de atendimento no período noturno (das 18h às 8h), nos finais de semana e feriados. Disponível pelo telefone (11) 3116-7406, também é destinado às pessoas com deficiência.
A ampliação do horário estabelece um canal de apoio e orientação em diferentes situações e contextos, nas quais as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e cuidadores possam ter um atendimento remoto, acessível e humanizado. O suporte remoto pode ser por telefone e vídeo, com foco em acolhimento, explicações sobre direitos e benefícios sociais, além de acompanhamentos e encaminhamentos, em consonância com as diretrizes do Plano Estadual Integrado para Pessoas com TEA (PEIPTEA).
“É um serviço que pode fazer a diferença na vida de muita gente, inclusive de quem reside em cidades onde é mais difícil encontrar atendimento 24 horas. Por exemplo, uma mãe quando seu filho tem uma crise durante a madrugada. Ou então, um agente público diante de um incidente envolvendo pessoas com TEA. São momentos nos quais uma abordagem mais adequada e assertiva pode ser muito mais eficaz e bem recebida”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
A equipe de teleatendimento é composta por 17 profissionais com formação superior, capacitados para atendimento especializado e encaminhamento intersetorial, incluindo psicólogos, assistentes sociais e assessores jurídicos. Para a contratação dos serviços de teleatendimento, a Secretaria vai investir R$ 175.814,45 mensais, totalizando R$ 1.295.553,40 ao ano. Além deles, o Centro TEA Paulista conta com outros 38 profissionais.
Entre as ações realizadas pela equipe estão:
Inaugurado em junho de 2025, o Centro TEA Paulista e Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, gerido em parceria com a Rede Teia Agir, é um espaço completo para acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, pessoas com deficiência e seus familiares. A iniciativa integra a rede estadual de políticas públicas voltadas à inclusão e ao fortalecimento do suporte especializado em todo o território paulista.
O espaço é uma ação estratégica da SEDPcD para fortalecer a rede de apoio e atenção às pessoas com deficiência em todo o estado. Desde sua inauguração, o Centro TEA Paulista já promoveu mais de 4 mil atendimentos.
Além disso, recebeu representantes de dez estados brasileiros interessados em conhecer o espaço e sua metodologia, como Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
No mesmo endereço também funciona o novo Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, ampliando a rede de acolhimento para pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla. O local oferece atendimentos presenciais por demanda espontânea ou encaminhamentos da rede, com orientação sobre benefícios, programas sociais e direitos, além de apoio psicológico, jurídico e social.
O equipamento é, ainda, uma base para articulação com os 645 municípios paulistas, fortalecendo políticas públicas locais e oferecendo suporte para implantação de serviços inclusivos em outras regiões do estado de São Paulo.
PM - MS Polícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autores de furto
Verão Maior Paraná Verão Maior Paraná 2026 iguala público de 2025 em apenas três finais de semana
Habitação Casa Fácil: Estado subsidia todas as moradias de novo empreendimento em Paranacity
São Paulo Empregos em alta em 2026: como a qualificação pode ajudar a conectar trabalhadores a novas oportunidades
São Paulo Traficante foragido do sistema penitenciário é preso no litoral de SP
São Paulo Governo de SP leva Poupatempo Móvel a Pacaembu e Bananal
Geral CNU 2: começa prazo para contestar nota preliminar da prova discursiva
Gestão Divulgado resultado preliminar de concurso para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Verão Maior Paraná Ana Castela, Paralamas do Sucesso e Inner Circle: fim de semana terá diversidade de estilos no Verão Maior Mín. 19° Máx. 29°





