

Nesta época do ano, esses eventos estão associados, principalmente, às chamadas chuvas convectivas, conhecidas como chuvas de verão. Esse tipo de chuva é caracterizado por pancadas intensas em curto intervalo de tempo, podendo vir acompanhado de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo. Mesmo com rápida dissipação, essas tempestades podem provocar alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e muros.
A orientação é evitar áreas alagadas, não atravessar vias inundadas e buscar abrigo em locais seguros durante o temporal, como residências, edifícios ou veículos fechados com vidros levantados. Em caso de raios, é fundamental ficar longe de árvores, postes, cercas e estruturas metálicas, evitando riscos de descargas elétricas.
Também é importante manter atenção redobrada em regiões próximas a encostas, margens de rios e córregos, além de observar sinais, como aumento repentino do nível da água, movimentação de terra e queda de galhos ou estruturas.
A Defesa Civil realiza o monitoramento contínuo das condições meteorológicas, em integração com os órgãos estaduais e municipais.
Bahia Retomada do Estaleiro Enseada em Maragogipe potencializa indústria naval baiana e geração de emprego
São Paulo Governo de SP anuncia R$ 37 milhões para ações de difusão cultural em municípios paulistas em 2026
São Paulo Serviços gratuitos do Cidadania Itinerante chegam a seis cidades Mín. 19° Máx. 29°





