

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou, nesse sábado (24), a entrega da cartilha educativa “Minha Praia – Da Minha Praia eu cuido” aos representantes da Associação dos Moradores das Praias de Ponta de Coqueiros e Praia Azul (AMPPCPA), no município de Pitimbu. Além da entrega, a ação teve como objetivo a capacitação sobre resíduos sólidos e queimadas, além da conscientização ambiental no entorno da Vila Aliança e da Lagoa de Santa Rita, contando com a participação de cerca de 40 moradores.
A cartilha “Minha Praia – Da Minha Praia eu cuido” vem sendo distribuída a empreendedores, ambulantes e trabalhadores que atuam no litoral paraibano. O material apresenta orientações práticas e acessíveis sobre a limpeza e a manutenção de caixas de gordura, o tratamento adequado dos esgotos e o descarte correto dos resíduos sólidos.
A iniciativa reforça que pequenas mudanças na rotina de estabelecimentos comerciais e residências podem gerar impactos positivos significativos, contribuindo para a manutenção das praias limpas, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de moradores, trabalhadores e visitantes.
A distribuição da cartilha teve início no último dia 21 de janeiro, com ações voltadas a comerciantes de bares, restaurantes, quiosques e hotéis localizados na orla de João Pessoa. Durante a atividade, as equipes da Semas realizaram a entrega do material e dialogaram diretamente com empresários e funcionários.
A cartilha “Minha Praia – Da Minha Praia eu cuido” está disponível para consulta no site oficial da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio do link:
https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-do-meio-ambiente-e-sustentabilidade/arquivos/ok15jan26-cartilha-minha-praia_compressed.pdf
Um calendário de ações está sendo elaborado pela Semas para ampliar a distribuição do material aos comerciantes de todos os municípios do litoral paraibano.
Operação Orla Limpa – A entrega da cartilha integrou as ações da Operação Orla Limpa, instituída no dia 8 de janeiro, durante reunião no Ministério Público da Paraíba (MPPB), com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e da Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura.
A operação tem como objetivo identificar e corrigir irregularidades nos sistemas de esgotamento sanitário, prevenindo danos ambientais na faixa litorânea de João Pessoa. Nos últimos dias, a atuação conjunta dos órgãos já resultou na notificação de diversos empreendimentos da orla marítima.


Espírito Santo Corpo de Bombeiros oferece colônia de férias educativa a crianças em situação de vulnerabilidade em Vila Velha
Piauí Ministra das Mulheres autoriza pacote de investimentos e ações para enfrentamento da violência de gênero no Piauí
Bahia SEC faz imersão estratégica para alinhar e fortalecer Gestão da Aprendizagem
Acre Governo do Acre discute ações para fortalecimento do Conselho Estadual de Turismo
Desenvolviment... Dia Mundial da Educação Ambiental: Estado celebra 24 mil atendimentos no Verão Maior
Geral Pesquisa da Uece e da USP traz nova explicação sobre ação de medicamentos usados no diabetes e ganha destaque Mín. 19° Máx. 29°





