

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev/TO), emite um alerta urgente para mais de 2 mil beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) que ainda não realizaram a Prova de Vida. A comprovação de vida é obrigatória e indispensável para garantir a continuidade do recebimento dos proventos de aposentadoria e pensão.
A convocação consta na Portaria nº 103, de 19 de janeiro de 2026, publicada no Diário Oficial do Estado em 22 de janeiro, que apresenta a lista dos beneficiários que não realizaram o procedimento no prazo estabelecido ao final de 2025. O documento informa que o pagamento do benefício poderá ser suspenso até a regularização da comprovação de vida.
Aplicativo Meu RPPS e atendimento presencial
Para facilitar o processo, o Igeprev reforça que aProva de Vidadeve ser realizada de forma totalmente digital, por meio do aplicativoMeu RPPS, utilizando reconhecimento facial e validação de documentos, sem necessidade de deslocamento. Para os beneficiários que enfrentam dificuldades com a tecnologia, o Instituto mantém atendimento presencial nas unidades de Palmas, Araguaína e Gurupi, preferencialmente mediante agendamento.
Força-tarefa para garantir o pagamento dos benefícios
Diante do número de beneficiários pendentes, a presidente do Igeprev, Bárbara Gomes, destacou que o Instituto está promovendo uma força-tarefa, em parceria com os órgãos de origem, para realizar a busca ativa de aposentados e pensionistas, com o objetivo de garantir que ninguém fique sem receber seu benefício por falta de informação ou orientação.
O Igeprev alerta que a não realização da Prova de Vida até o dia 30 de janeiro de 2026 acarretará a suspensão do pagamento do benefício, que só será restabelecido após a regularização, conforme o cronograma da folha de pagamento do Instituto.
Canais de atendimento
Para dúvidas e orientações, o Instituto disponibiliza atendimento pelo telefone 0800 647-0747 e pelo WhatsApp (63) 99225-9117, em dias úteis, das 8 às 14 horas.
Piauí Piauí é um dos primeiros estados a concluir levantamento nacional sobre presença de javalis
Mato Grosso do Sul MS reforça planejamento contra o fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros no combate a focos no Pantanal
Bahia Colônia de Férias: atividades gratuitas no Espaço Cultural Alagados levam diversão e ludicidade para crianças e jovens nesta…
São Paulo Estado de SP concentra 20,6% dos trabalhadores da cultura no Brasil, com 1,6 milhão de pessoas
Bahia Última semana para envio de artigos sobre segurança alimentar e nutricional à revista BA&D
Espírito Santo Corpo de Bombeiros oferece colônia de férias educativa a crianças em situação de vulnerabilidade em Vila Velha Mín. 19° Máx. 29°





