

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realiza, no dia 29 de janeiro de 2026, às 14h, no Auditório João Goulart, em São Luís, a Premiação do Selo de Práticas Restaurativas, iniciativa instituída em 2021 para reconhecer a implementação das Práticas Restaurativas no atendimento socioeducativo do Maranhão.
O Selo de Práticas Restaurativas do Atendimento Socioeducativo do Maranhão foi instituído em 2021 e reeditado por meio das Portarias nº 173/2022–GP/FUNAC e nº 345/2023–GP/FUNAC, consolidando-se como uma política permanente de fortalecimento da cultura de paz, do diálogo e da resolução de conflitos nos Centros Socioeducativos do estado.
A iniciativa é focada na utilização da metodologia das Práticas Restaurativas por meio da realização de círculos de diálogo e de construção de paz, envolvendo profissionais do sistema socioeducativo, adolescentes em cumprimento de medidas, famílias e parceiros institucionais. Durante a solenidade, serão premiados os Centros Socioeducativos que atenderam aos critérios estabelecidos ao longo do ano de 2024, evidenciando experiências exitosas e práticas que contribuem para um atendimento humanizado.
A premiação ocorre em um momento simbólico para a política socioeducativa do Maranhão, que celebra 14 anos de implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Ao longo desse período, o estado avançou na consolidação de um modelo de socioeducação pautado na proteção integral, na responsabilização com caráter pedagógico e no fortalecimento de metodologias que priorizam o cuidado, a escuta qualificada e a reconstrução de vínculos.
As Práticas Restaurativas têm se destacado como um dos principais avanços desse processo, contribuindo para a redução de conflitos, a melhoria do clima institucional, o fortalecimento das relações interpessoais e a construção de projetos de vida, reafirmando o compromisso do Governo do Maranhão com uma socioeducação transformadora e alinhada aos direitos humanos.
SERVIÇO
O quê: FUNAC realiza Premiação do Selo de Práticas Restaurativas e destaca avanços da socioeducação no Maranhão;
Quando: Nesta quinta-feira, 29 de janeiro;
Horário: 14h;
Local: Auditório João Goulart – Av. Pedro II, 220 – Centro – São Luís/MA.
Piauí Piauí é um dos primeiros estados a concluir levantamento nacional sobre presença de javalis
Mato Grosso do Sul MS reforça planejamento contra o fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros no combate a focos no Pantanal
Bahia Colônia de Férias: atividades gratuitas no Espaço Cultural Alagados levam diversão e ludicidade para crianças e jovens nesta…
São Paulo Estado de SP concentra 20,6% dos trabalhadores da cultura no Brasil, com 1,6 milhão de pessoas
Bahia Última semana para envio de artigos sobre segurança alimentar e nutricional à revista BA&D
Espírito Santo Corpo de Bombeiros oferece colônia de férias educativa a crianças em situação de vulnerabilidade em Vila Velha Mín. 19° Máx. 29°





