

O Governo do Estado ultrapassou nesta segunda-feira (26), Dia Mundial da Educação Ambiental, a marca de 24 mil pessoas diretamente impactadas pelas ações organizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) durante a programação do Verão Maior Paraná. As atividades começaram no dia 28 de dezembro no Litoral e nas prainhas de água doce do Noroeste.
De acordo com o boletim divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Sedest, foram 24.390 atendimentos em quatro semanas de temporada – 15.796 pessoas no Litoral e 8.594 no interior. As atividades estão ocorrendo em nove municípios – Matinhos, Pontal do Paraná, Marilena, Altônia, Icaraíma, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Santa Helena e São Miguel do Iguaçu. A programação vai até a primeira semana de fevereiro.
No Litoral as ações ocorrem nas arenas oficiais do órgão em Pontal do Paraná, no balneário de Shangri-lá, e em Matinhos, na praia de Caiobá, e inclui jogos, brincadeiras e atividades educativas seguindo cinco eixos temáticos de diferentes aspectos ambientais que mudam semanalmente. São realizadas também gincanas de palco, que buscam aguçar a curiosidade e despertar o senso de responsabilidade ambiental.
No Interior, acontece uma programação itinerante, incluindo atividades lúdicas, distribuição de brindes, divulgação de materiais educativos e orientações para a população sobre como fazer o descarte adequado de resíduos.
“Um índice bastante expressivo, que revela que a população está cada vez mais engajada nas causas ambientais, em cuidar do planeta. O Governo do Estado ajuda nessa educação ambiental para que tenhamos cada vez mais cidadãos conscientes”, destacou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.
BALANÇO– A primeira semana, entre os dias 28 de dezembro e 4 de janeiro, teve como tema o eixo “Resíduos Sólidos: O lixo é responsabilidade de todos”. Por meio de jogos manuais e gincana, o IAT conscientizou a população sobre descarte adequado, não poluição de solo, corpos hídricos, mar e florestas, auxiliando no processo de sensibilização e educação ambiental.
Já na segunda semana, que ocorreu entre os dias 6 e 11 de janeiro, a temática foi “Água – Fonte da Vida”, com brincadeiras sobre o ciclo e o tratamento da água e a importância do saneamento básico. A semana três, de 13 a 18 de janeiro, trabalhou a questão da “Conservação da Biodiversidade e Bem-estar animal” e contou com jogos sobre espécies da fauna e flora.
Já na semana passada, a agenda foi com o tema “Projetos e Programas do IAT”. A programação teve painel interativo e cartilhas educativas que apresentaram a atuação do órgão e suas principais iniciativas, além de uma oficina de grafitagem.
Paralelamente, o IAT também entregou folders com temas relacionados à compostagem, separação de resíduos, lixo no mar, entre muitos outros. Desenvolvidos pelo Instituto e parceiros, o intuito do material é fazer do Verão Maior Paraná um festival que une lazer e conscientização.
A ação será concluída com uma agenda focada em “Cidadania Ambiental, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Poluição”, entre esta terça-feira (27) e domingo (1º). Além dos jogos no estande, haverá o mutirão coletivo “Pacto pelo Planeta”, em que o público poderá escrever bilhetes contendo compromissos para com o meio ambiente em um painel interativo.
Quem quiser participar do mutirão ambiental pode se inscrever AQUI.
VERÃO –Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Estado . A edição 2025 conta com 39 shows nacionais gratuitos nos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná, além de uma ampla programação esportiva e cultural nas praias do Litoral e nas prainhas do Noroeste.
Sanepar Sanepar promove curso de manutenção hidráulica para mulheres em Paiçandu
Caruaru - PE AMC entrega certificados do primeiro curso gratuito do ano de Pilotagem Defensiva para Motociclistas – Módulo 1
Bahia Primas indígenas de Rodelas se destacam na Redação do Enem 2025
Espírito Santo Governo do Estado divulga resultado final do 4º ciclo do edital de embriões bovinos produzidos in vitro para a cadeia leiteira capixaba
Mato Grosso do Sul Segurança de MS traça plano estratégico com metas até 2030 e com foco em ações integradas
Verão Maior Paraná Última semana dos Palcos Sunset tem sertanejo, pagode, música caipira e muito mais Mín. 19° Máx. 29°





