

Começa nesta segunda-feira (26) a edição 2026 do Projeto BOM Peixinho, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Desta vez, 40 crianças de 9 a 12 anos, moradoras de Vila Velha, participarão da colônia de férias educativa, que vai durar sete dias.
Lançado em 2024, o Projeto BOM Peixinho é um curso do tipo colônia de férias, realizado pelo CBMES no escopo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, e busca atender crianças inseridas em comunidades socialmente vulneráveis, oferecendo atividade educativa e saudável no período de férias escolares. O Projeto é desenvolvido em municípios priorizados no Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente.
O objetivo principal é ensinar formas de prevenir o afogamento e mitigar os riscos, oferecendo às crianças noções de prevenção, salvamento aquático e primeiros socorros. Além disso, os alunos recebem instruções sobre outros temas relacionados ao Corpo de Bombeiros, como ética e cidadania, prevenção e combate a incêndios, educação ambiental e consciência ecológica, além de prevenção ao uso de drogas e cuidados pessoais com higiene e saúde.
As aulas serão ministradas no período da tarde, das 13h às 18h, e a programação, que prevê sete encontros, inclui aulas práticas em piscinas e praias, visitas ao Projeto Tamar, ao Projeto Baleia Jubarte e a unidades policiais e de bombeiros, além de palestras e instruções sobre diversos assuntos. Os alunos receberão, gratuitamente, roupas de banho e itens de uso pessoal e quem finalizar o curso receberá um certificado.
Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) indicam que, em 2025, 141 pessoas morreram afogadas no Espírito Santo. “O afogamento não pode ser tratado como um acidente. É um mal evitável, com educação e prevenção. Por meio do Projeto BOM Peixinho, queremos difundir esse conhecimento, ensinar as crianças como se comportar em ambiente aquático, preservando a própria vida. Além disso, cada aluno é um multiplicador e vai levar para casa as lições aprendidas com o Corpo de Bombeiros”, afirmou a major Gabriela Andrade, coordenadora executiva do projeto.
>
Sanepar Sanepar promove curso de manutenção hidráulica para mulheres em Paiçandu
Caruaru - PE AMC entrega certificados do primeiro curso gratuito do ano de Pilotagem Defensiva para Motociclistas – Módulo 1
Bahia Primas indígenas de Rodelas se destacam na Redação do Enem 2025
Espírito Santo Governo do Estado divulga resultado final do 4º ciclo do edital de embriões bovinos produzidos in vitro para a cadeia leiteira capixaba
Mato Grosso do Sul Segurança de MS traça plano estratégico com metas até 2030 e com foco em ações integradas
Verão Maior Paraná Última semana dos Palcos Sunset tem sertanejo, pagode, música caipira e muito mais Mín. 19° Máx. 29°





