

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebe, a partir desta quinta-feira (29) às 8h, as inscrições para o Aprova Paraná Universidades, programa que utiliza a nota da Prova Paraná Mais 2025 como forma de ingresso no ensino superior público. Os candidatos poderão se inscrever até às 23h59 do dia 2 de fevereiro, exclusivamente pelo site do programa . A inscrição é gratuita. Podem participar estudantes da rede pública que concluíram o Ensino Médio e que tenham realizado a Prova PR+ em 2025. É obrigatório que o candidato tenha cursado integralmente as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio em escola pública.
A nota obtida permite concorrer a vagas em mais de 40 cursos de graduação ofertados pela UEPG. Além disso, é possível se inscrever em outras seis universidades estaduais. Cada candidato pode escolher até dois cursos, na mesma universidade ou em universidades diferentes; e é possível alterar a escolha enquanto o período de inscrição estiver aberto. O resultado e a lista de espera serão divulgados a partir das 8h do dia 6 de fevereiro, com prazo de consulta até as 23h59 do dia 9 de fevereiro, também pelo site do Aprova Paraná Universidades.
Segundo o pró-reitor de Graduação da UEPG, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, esta é a terceira forma de ingresso na UEPG e tem a mesma importância e a mesma validade que os outros processos seletivos da Universidade, o Vestibular e o PSS. Ele destaca que todas as universidades estaduais destinam 20% das vagas, em todos os cursos, para ingresso de alunos que fizeram a Prova PR+, e pede para que os alunos, antes de fazer a inscrição, observem bem as normas específicas de cada universidade. “O sonho de estar numa universidade pública conceituada pode ser realizado através da nota que você tirou no Prova Paraná Mais. É forma mais democrática de acesso à universidade pública para alunos que são oriundos das escolas públicas”, comenta.
Matrícula na UEPG
Na UEPG, o processo de envio de documentos para matrícula será totalmente online e realizado em etapa única. Todos os candidatos classificados, tanto em chamada quanto em lista de espera, deverão, obrigatoriamente, encaminhar a documentação no período de 26 de fevereiro, a partir das 10h, até 2 de março, às 17h, por meio do site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) .
Nesse prazo, os candidatos deverão enviar os documentos que comprovem a conclusão das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio integralmente em instituição pública, conforme orientações e manuais disponíveis na página da Prograd. Após o envio, será possível acompanhar o andamento do processo, atualizações de status e informações sobre a matrícula pela área pública do sistema.
Atenção aos prazos
As vagas do Aprova Paraná Universidades são exclusivas para candidatos que realizaram a Prova Paraná Mais e efetuaram a inscrição dentro do prazo estabelecido. O não envio da documentação obrigatória, ou a não comprovação da escolaridade exigida, implicará a perda de todos os direitos relacionados à classificação no processo seletivo.
Todas as informações oficiais, incluindo cronogramas, editais e orientações, devem ser acompanhadas exclusivamente pelos canais institucionais do Aprova Paraná Universidades e da UEPG.
Texto: João Pizani | Foto: Gabriel Spenassatto
Sergipe Procura por análises de solo cresce e ITPS supera 30 mil análises no período de safra
Bahia Obras do VLT de Salvador avançam e entram em nova fase com instalação da via permanente no Trecho 2
São Paulo Centro de Integração da Cidadania promove Feirão de Empregos com mais de 80 vagas na zona sul de SP
PM - MS Polícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autor de tráfico de drogas e apreende entorpecentes
Piauí Comunidade rural de Picos é beneficiada com sistema de abastecimento de água com recursos do OPA
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende foragido no bairro Noroeste em Campo Grande
Acre Governo sanciona lei de incentivo ao movimento junino do Acre
Polícia Civil - MS Ação conjunta da Polícia Civil e da Guarda Civil Metropolitana resulta na prisão de agressor que fez paciente transplantado voltar a perder a visão
Tocantins Unitins convoca para matrícula os aprovados no Vestibular 2026/1 dos cursos presenciais Mín. 18° Máx. 30°





