

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) retirou o teste de baliza da prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o exame agora pode também ser feito utilizando veículo com câmbio automático.
Essas resoluções entraram em vigor nessa segunda-feira (26) e, segundo o órgão, têm a finalidade de ser “um modelo de avaliação mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável”.
Se acordo com o Detran-SP, as medidas “têm o objetivo de simplificar etapas, reduzir custos e aprimorar a experiência do cidadão”.
Outros testes durante a prova continuam valendo, como conversões à direita e à esquerda, condução segura e uso da seta, entre outros.
As novas regras fazem parte das mudanças recentes que vêm sendo feitas para tirar ou renovar a CNH. A maior dessas alterações foi o fim da obrigatoriedade de fazer aulas de direção em autoescola.
Pelas novas regras divulgadas no fim de 2025, o curso teórico passou a ser gratuito. O governo fornece ao candidato todo o conteúdo de forma digital, mas também é possível frequentar aulas presenciais em autoescolas.
Anteriormente era obrigatório fazer 20 horas de aulas práticas, agora só duas horas são necessárias. O candidato, caso queira, também pode frequentar uma autoescola ou contratar instrutores autônomos.
Para tirar a CNH, o candidato ainda tem de passar e ser aprovado em dois exames.
Sergipe Procura por análises de solo cresce e ITPS supera 30 mil análises no período de safra
Bahia Obras do VLT de Salvador avançam e entram em nova fase com instalação da via permanente no Trecho 2
São Paulo Centro de Integração da Cidadania promove Feirão de Empregos com mais de 80 vagas na zona sul de SP
PM - MS Polícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autor de tráfico de drogas e apreende entorpecentes
Piauí Comunidade rural de Picos é beneficiada com sistema de abastecimento de água com recursos do OPA
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende foragido no bairro Noroeste em Campo Grande
Acre Governo sanciona lei de incentivo ao movimento junino do Acre
Polícia Civil - MS Ação conjunta da Polícia Civil e da Guarda Civil Metropolitana resulta na prisão de agressor que fez paciente transplantado voltar a perder a visão
Tocantins Unitins convoca para matrícula os aprovados no Vestibular 2026/1 dos cursos presenciais Mín. 18° Máx. 30°





