

Com foco em transformar conhecimento científico em soluções práticas para os territórios piauienses, seguem abertas as inscrições para o edital de R$ 3,28 milhões que irá criar os Núcleos de Inteligência Territorial (NIT). Além disso, a ação busca a valorização das relações entre as instituições de pesquisas e de ensino.
A ação integra o Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (Ciet), e é uma parceria entre a Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).
Para a diretora de Planejamento de Inteligência Territorial da Seplan, Bruna Iwata, com essa parceria, Fapepi e Seplan reforçam o compromisso de integrar ciência, planejamento e inovação como pilares do desenvolvimento sustentável do Piauí. “Outro importante objetivo dos NITs será ampliar a capacidade de parcerias e colaboração com as comunidades e organizações locais, construindo coletivamente soluções tecnológicas que potencializam o desenvolvimento econômico do território”, afirmou a gestora.
O edital dos NITs prioriza propostas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos desafios estruturais mapeados pelo Estado.
A iniciativa busca estruturar uma rede de cooperação que envolva pesquisadores locais e internacionais, setor produtivo e administração pública, para que exista uma descentralização do desenvolvimento, considerando as vocações econômicas, sociais e ambientais de cada região do Piauí.
Fortalecimento da pesquisa aplicada
As propostas devem ser coordenadas por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior (IES) ou instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas sediadas no Piauí. A formação das equipes prevê, obrigatoriamente, a participação de mestres e doutores, além da inclusão de estudantes de graduação, estimulando a iniciação científica voltada a problemas reais dos territórios.
A iniciativa representa um avanço concreto na consolidação de uma gestão baseada em dados, em que o planejamento público passa a ser cada vez mais orientado por diagnósticos técnicos, evidências científicas e inteligência territorial.
Sergipe Conselho Superior da Agrese analisa recursos administrativos e delibera sobre temas regulatórios em reunião ordinária
Goiás Casas a Custo Zero: Agehab contempla famílias de Caiapônia, Edealina, Iaciara e Ouvidor
Governo Governador Carlos Brandão visita obras dos hotéis Vila Galé no Centro Histórico de São Luís
Sergipe Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvimento aprovado pelo Governo Federal
Bahia Operação Navio reforça segurança e recepção a turistas no Porto de Salvador durante a temporada de cruzeiros
Tocantins Agência de Metrologia fiscaliza comércio têxtil e orienta consumidores sobre compras de roupas Mín. 18° Máx. 30°





