

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Quixeramobim, conquistou a certificação de nível “Excelente” da Agencia de Calidad Sanitária de Andalucía (Acsa), com sede na Espanha. É o mais alto nível conferido a uma unidade de saúde pela instituição, que é especializada na acreditação dos melhores serviços de saúde dos países da Europa.
Em 2021, a unidade já havia conquistado o nível Ótimo pela Agência. Com a nova certificação o HRSC torna-se o primeiro hospital público do Brasil a possuir o título de Excelência, que possui validade de cinco anos.
O processo de acreditação ocorreu no início de dezembro do ano passado. Por dois dias, uma equipe de avaliadores conferiu, in loco, os serviços, as metodologias e as entregas feitas pelo HRSC. Com o resultado, a comissão atesta o hospital como um dos melhores acreditados internacionalmente pela qualidade dos seus resultados.

Para o diretor-geral do HRSC, o médico Cristiano Rabelo, o resultado é um marco para a saúde pública do Brasil e, especialmente, para a região. “O HRSC se torna o primeiro hospital público do país a atingir esse patamar de qualidade com reconhecimento internacional. É um feito que nos orgulha ainda mais por estarmos no interior do Ceará, mostrando que excelência não depende de localização, mas de compromisso, gestão e propósito”, avalia.
Servindo de referência para casos de média e alta complexidade a 20 municípios com cerca de 600 mil habitantes, o HRSC completa dez anos em 2026. Em 2024, graças à estratégia de regionalização em saúde da Sesa, o hospital passou por uma expansão assistencial, dando início aos serviços de oncologia e urgência e emergência em politrauma, tornando-o apto a funcionar com 100% de sua capacidade operacional.
A unidade possui 254 leitos distribuídos em enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrico e urgência e emergência. O foco na experiência do paciente conferiu ao HRSC resultados já reconhecidos internacionalmente, a exemplo da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC),que conquistou 24 títulos do programa Angels.
Desde que passou a funcionar em 2016, o HRSC já realizou mais de 219 mil atendimentos ambulatoriais. Atualmente a unidade oferece assistência em 36 diferentes especialidades. No novo serviço de Oncologia, já foram realizados mais de 3.300 atendimentos e outros 12.698 na urgência e emergência, até o fim do ano passado. Neste período a unidade já realizou 297 mil exames de imagem e mais de 2,2 milhões de exames laboratoriais, garantindo resultado ágil e seguro para definir a conduta adequada a ser adotada a cada paciente.
“Quem ganha com essa entrega é a população do Ceará, que hoje conta com um hospital completo, resolutivo e avaliado pelos mais altos padrões internacionais de qualidade. Essa conquista reafirma o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria da Saúde com a regionalização da saúde, garantindo ao povo do Sertão Central o cuidado digno, qualificado e respeitoso que ele merece”, afirma Cristiano Rabelo.
Saúde Janeiro Branco: 45% dos médicos relatam transtornos mentais
Piauí Sesapi beneficiará mais de 150 crianças com entrega de óculos pelo programa Carretinha da Saúde; confira o cronograma
Piauí 157 crianças são beneficiadas com óculos pelo programa Carretinha da Saúde entregará; confira cronograma de entregas
Amazonas FVS-RCP promove capacitação com jogos e aplicativo sobre malária na Expo Saúde Amazonas
Tocantins Governo do Tocantins faz chamamento para contratação de médicos hematologistas
Mato Grosso do Sul Investimento de R$ 55,6 milhões na modernização da rede hospitalar fortalece a regionalização da saúde
Amazonas ‘É o sentimento de uma vida nova’, diz paciente que realizou transplante duplo inédito no Amazonas
Sergipe Centro de Referência Professor Severino Uchôa ofertará curso técnico em Administração na modalidade subsequente
Saúde Saúde alerta sobre prevenção contra o bicho-barbeiro para evitar a doença de Chagas Mín. 18° Máx. 30°





