

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participaram, nessa segunda-feira (26), da solenidade de encerramento da primeira turma do Curso Profissionalizante de Maquiagem da Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina. A iniciativa formou 32 mulheres atendidas pelo Serviço de Promoção de Autonomia Econômica da Casa, por meio do Programa Mulheres Mil, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O curso integra as ações de fortalecimento da autonomia econômica das mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo qualificação profissional e ampliando oportunidades de geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

Durante a solenidade, Márcia Lopes destacou o papel das políticas públicas na transformação da vida das mulheres e a importância da participação feminina nos espaços de construção social. “Cada mulher formada aqui reafirma que temos voz, vez e o direito de participar da construção do país que desejamos. As Casas da Mulher Brasileira são conquistas históricas, inspiradas em experiências exitosas e que seguem mudando realidades, garantindo acesso a direitos, proteção e oportunidades”, ressaltou a ministra.

Já Zenaide Lustosa enfatizou a importância da articulação entre os entes federativos e da consolidação das políticas públicas para as mulheres. “Encerrar mais uma turma de formação na Casa da Mulher Brasileira representa muito mais do que a conclusão de um curso. É a continuidade de um processo de fortalecimento da autonomia das mulheres, de superação da violência e de construção de novas perspectivas de vida. Esse trabalho só é possível graças às parcerias entre Estado, municípios e Governo Federal, que acreditam e investem na municipalização e na interiorização das políticas para as mulheres”, destacou a gestora.

A secretária também reforçou que a Casa da Mulher Brasileira vai além do acolhimento às mulheres em situação de violência. “Aqui, além da proteção, oferecemos caminhos para a autonomia econômica, para que essas mulheres possam reconstruir suas trajetórias com dignidade, independência e esperança”, concluiu Zenaide Lustosa.
A formação profissional na área de maquiagem soma-se a outras ações desenvolvidas pela Casa da Mulher Brasileira de Teresina, consolidando o espaço como referência no atendimento integral, humanizado e na promoção da autonomia das mulheres piauienses.

Sergipe Conselho Superior da Agrese analisa recursos administrativos e delibera sobre temas regulatórios em reunião ordinária
Goiás Casas a Custo Zero: Agehab contempla famílias de Caiapônia, Edealina, Iaciara e Ouvidor
Governo Governador Carlos Brandão visita obras dos hotéis Vila Galé no Centro Histórico de São Luís
Sergipe Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvimento aprovado pelo Governo Federal
Bahia Operação Navio reforça segurança e recepção a turistas no Porto de Salvador durante a temporada de cruzeiros
Tocantins Agência de Metrologia fiscaliza comércio têxtil e orienta consumidores sobre compras de roupas Mín. 18° Máx. 30°





