

A região Noroeste do Paraná terá três novos colégios agrícolas para o ano letivo de 2026. As instituições de ensino estarão localizadas em Colorado, Nova Esperança e Paranavaí, somando quase mil novas vagas para estudantes do Ensino Médio que desejam cursar ensino técnico agrícola.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a abertura de colégios agrícolas e a oferta de cursos técnicos atende a uma demanda antiga da população local. “É a realização de um sonho para essas comunidades. O Paraná é um Estado com DNA agrícola e é o maior produtor de alimentos por metro quadrado do mundo”, disse o secretário. “Por meio dos colégios agrícolas, nossos estudantes vão sair da escola com dois certificados - um do curso técnico e um do Ensino Médio - e muito mais preparados para esse mercado de trabalho. Quem ganha com isso são os próprios estudantes, mas também os produtores rurais, empresas e cooperativas da região”, acrescentou.
A construção da nova sede do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa) AgroEducar, em Colorado, recebeu quase R$ 25 milhões em investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR) e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Já os novos colégios agrícolas em Nova Esperança e Paranavaí aproveitarão estruturas já existentes na rede estadual de educação, adaptadas para a nova modalidade de ensino. “O colégio agrícola de Colorado é um marco para a educação profissional do Paraná. É uma unidade nova, pensada desde o projeto para atender às necessidades da formação agrícola, com estrutura adequada para a prática e para a qualificação dos estudantes, reforçando o compromisso do Governo do Estado com uma Educação Profissional de qualidade, alinhada às vocações e às demandas do setor agropecuário”, explica a diretora-presidente da Fundepar, Eliane Teruel Carmona.
Nas novas unidades, serão desenvolvidos cursos técnicos em Agropecuária (Colorado e Paranavaí) e Agricultura (Nova Esperança). A abertura de vagas para a Educação Profissional Agrícola busca atender a uma demanda crescente do mercado de trabalho regional, carente de mão de obra qualificada para o setor agropecuário.
“O Noroeste do Paraná é um polo de produção e industrialização de alimentos, incluindo fruticultura, fecularia, abate de aves e piscicultura. É uma região onde se produz muito, porém não se estava capacitando profissionais”, afirma o coordenador de Colégios Agrícolas da Seed-PR, Renato Hey Gondin. “É uma vitória para os municípios de Colorado, Nova Esperança e Paranavaí, pois representa a preocupação do governo do Estado do Paraná em levar tecnologia, mão de obra qualificada e geração de empregos no agronegócio”.
O início das aulas nos novos Ceepas está previsto para o dia 5 de fevereiro, assim como em todas as demais escolas da rede estadual de educação. A inauguração formal das unidades ocorrerá em solenidades oficiais com a presença de autoridades e membros das comunidades locais.
VAGAS ABERTAS EM COLORADO - O Ceepa AgroEdcuar ainda tem vagas disponíveis para o início do ano letivo. Abertas até sexta-feira (30), as matrículas devem ser feitas presencialmente, no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) de Colorado ou no Sindicato Rural Patronal de Colorado. Os interessados devem apresentar comprovante de residência atualizado, RG ou certidão de nascimento e CPF de um responsável.
Em sua capacidade máxima, o Ceepa AgroEducar poderá atender até 500 estudantes, que cursarão o técnico em Agropecuária de forma integrada ao Ensino Médio. Já finalizada, a estrutura conta com 6,6 mil m² de área construída, incluindo 12 salas de aula, auditório, biblioteca, anfiteatro, quadra poliesportiva coberta, laboratórios e demais ambientes administrativos e pedagógicos. O terreno soma cerca de 12 mil m² em área total.
NOVA ESPERANÇA E PARANAVAÍ - Os novos colégios agrícolas de Nova Esperança e Paranavaí já contam com todas as vagas preenchidas para o início do ano letivo.
O Ceepa de Paranavaí poderá atender até 360 alunos de Ensino Médio, com a oferta do curso técnico em Agropecuária. O colégio agrícola de Nova Esperança será batizado como Ceepa Irineu Meneguetti, em homenagem a um dos pioneiros do agronegócio na região. A escola oferta 120 vagas para o curso técnico em Agricultura, também integrado ao Ensino Médio.
COLÉGIOS AGRÍCOLAS - Com as novas unidades na região Noroeste, a rede estadual de educação do Paraná passa a contar com 32 colégios agrícolas, que atendem mais de 8 mil estudantes. Apenas nos últimos dois anos, a Seed-PR abriu oito novos colégios agrícolas, o que confirma a tendência de expansão da educação profissional na rede pública.
Ao ofertar formação técnica aliada à Educação Básica, com cursos que abrangem agricultura, agropecuária, meio ambiente, saúde e tecnologia, as instituições buscam preparar os estudantes para o ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho agropecuário.
Piauí Seduc convoca 1.500 profissionais da educação para escolas de tempo integral no Piauí
Educação Volta às aulas reforça a importância da saúde socioemocional
Educação Aprova Paraná Universidades abre nesta quinta as inscrições para os classificados
Amazonas Cetam abre inscrições para vagas em cursos gratuitos de qualificação em Manaus nesta quarta-feira
Educação Colorado, Nova Esperança e Paranavaí: Região Noroeste terá três novos colégios agrícolas
Cuiabá - MT Prefeito Abilio homenageia professora por destaque em Português e Matemática
Educação Jornadas Pedagógicas mobilizam educadores para planejamento do ano letivo de 2026
Piauí Inscrições do concurso da Seduc-PI com 4 mil vagas para professores encerram nesta quarta (28)
Educação Secretaria de Educação de Minas Gerais publica resolução com critérios para contratação temporária em escolas indígenas Mín. 18° Máx. 30°





