Terça, 27 de Janeiro de 2026
20°

Chuvas esparsas

São Paulo, SP

Anúncio
Geral São Paulo

Governo de SP amplia participação da sociedade civil na governança de serviços de saneamento

Novo sistema facilita cadastro de entidades nas Unidades Regionais de Saneamento Básico e abre caminho para a consolidação do Universaliza-SP, que ...

27/01/2026 às 15h49
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Governo de SP amplia participação da sociedade civil na governança de serviços de saneamento

Está no ar o novo sistema de cadastro geral de entidades da sociedade civil interessadas em participar dos Conselhos Deliberativos das Unidades Regionais de Saneamento Básico (URAEs) no estado de São Paulo. O cadastro passa a ser um instrumento permanente de habilitação, com o objetivo de organizar os processos, ampliar a transparência e fortalecer a participação da sociedade civil nas decisões relacionadas à governança regional dos serviços de água e esgoto. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Secretaria Executiva das URAEs.

“Esse sistema representa um avanço importante na consolidação de uma governança mais democrática e transparente para os serviços de água e esgoto no estado de São Paulo. Ao organizar e padronizar o processo de habilitação das entidades da sociedade civil, ampliamos as possibilidades de participação qualificada nos Conselhos das URAEs e fortalecemos o diálogo com diferentes segmentos da população”, destacou a secretária da Semil e coordenadora do Conselho Deliberativo da URAE, Natália Resende.

Este é mais um passo na consolidação do programa Universaliza-SP, que apoia municípios fora do contrato da Sabesp na busca pela universalização do saneamento e pelo fortalecimento da resiliência hídrica. A nova plataforma amplia a participação social, dá mais transparência aos processos e fortalece a governança regional dos serviços de água e esgoto no estado.

Anteriormente, o credenciamento das entidades ocorria apenas por meio de editais e chamamentos pontuais. Com o novo sistema, o cadastramento passa a ser contínuo e centralizado, facilitando o acesso da sociedade civil aos espaços de decisão.

Com o cadastro, as entidades passam a ser reconhecidas como aptas a integrar os Conselhos Deliberativos e outras instâncias colegiadas no âmbito das URAEs, podendo participar de chamamentos públicos, processos eleitorais de representantes e acompanhar discussões e decisões estratégicas sobre a gestão regional da água e do esgotamento sanitário.

Todo o procedimento é digital, padronizado e transparente, incluindo a análise documental. As entidades habilitadas receberão um Certificado de Cadastramento com validade de dois anos, que poderá ser utilizado nos processos relacionados às URAEs. O sistema também permite o acompanhamento do status da inscrição, o recebimento de notificações automáticas e o download do certificado.

Podem se cadastrar organizações da sociedade civil constituídas há pelo menos um ano e com atuação comprovada no Estado de São Paulo. O sistema prevê o enquadramento em diferentes segmentos, como organizações técnicas e de pesquisa, entidades ambientalistas, de defesa do consumidor, ligadas ao saneamento, à saúde pública, ao desenvolvimento urbano e ao meio ambiente, além de representantes de grandes consumidores e de populações rurais, originárias e tradicionais.

Paralelamente, o Governo do Estado segue trabalhando na modelagem dos editais do Universaliza-SP, com previsão de abertura das consultas públicas ainda neste semestre, reforçando o compromisso com a participação social e com o avanço das políticas públicas de saneamento em São Paulo.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Semil, clicando aqui .

Sobre as URAEs

As Unidades Regionais de Saneamento Básico (URAEs) são blocos de municípios criados para organizar e integrar a prestação dos serviços de água e esgoto, conforme o Novo Marco Legal do Saneamento. O modelo busca ampliar a eficiência, o planejamento conjunto e a gestão compartilhada de recursos hídricos e de infraestrutura, contribuindo para a universalização dos serviços no Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Chuvas esparsas

Mín. 18° Máx. 30°

Qua 31°C 19°C
Qui 32°C 19°C
Sex 23°C 19°C
Sáb 26°C 18°C
Dom 27°C 19°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio