

O futuro do setor industrial e o fortalecimento da competitividade regional foram os temas centrais da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, que aconteceu nesta terça-feira, 27, no Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) de Marabá. O evento, que percorre o Brasil promovendo conexões entre o setor produtivo e o ecossistema de inovação, reuniu mais de 200 inscritos, entre empresários, startups, acadêmicos e representantes do poder público.
Realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a jornada serve como etapa preparatória para o Congresso de Inovação da Indústria 2026. O objetivo é claro: impulsionar a adoção de novas tecnologias e sustentabilidade nas empresas locais.
Representando a gestão municipal, o secretário de Viação e Obras Públicas de Marabá, Ítalo Ipojucan, enfatiza a importância de resgatar o debate sobre a industrialização tecnológica na região. Segundo o secretário, Marabá possui uma matriz econômica rica, baseada no agronegócio, mineração e logística, que ganha uma nova dimensão quando aliada à inovação.


“É gratificante ver uma indústria ativa que envolve órgãos tão importantes para a economia. Temos desafios para dar um capítulo diferente no desenvolvimento do Pará e da nossa região”, afirma Ipojucan.
O secretário relembra esforços anteriores de integrar o setor metal-mecânico com a universidade e destacou que o evento atual reativa essa sinergia. “Este tema, puxado pela FIEPA e Sebrae, resgata um debate que andava adormecido e pode ser a alavanca diferencial para uma nova plataforma de desenvolvimento, inclusive com o desenho de incubação de empresas para inovações tecnológicas”, completou.
A programação da manhã foi marcada por painéis estratégicos. O primeiro debate, sobre os Desafios e Oportunidades da Transição Ecológica, contou com vozes de peso, como Synara Amaral (Vale S/A), Wesley Faustino (COREMA), Ezequiel Silva (Tecnored) e Sidney Pessoa (Terra Norte Metais). Logo após, o foco voltou-se para a Transformação Digital, com a participação de executivos como Ian Corrêa (Sinobras), Rodrigo Barroso (Fibralink) e Emerson Alves (Intergrãos).
Marcus Vinícius Bezerra, coordenador de Inovação do Sebrae Nacional, celebra a adesão do público marabaense.


“Estar em Marabá priorizando a inovação e ouvindo as vozes do Pará é uma honra. A união entre a Federação da Indústria e o Sebrae mostra o potencial da cidade e de todo o seu ecossistema. Tivemos mais de 200 inscritos interessados em discutir esses grandes desafios”, pontua Bezerra.
No período da tarde, o evento promoveu workshops práticos voltados à gestão da inovação e acesso a fomento. As atividades focaram em como empresas e startups podem captar recursos e integrar a inteligência de dados e a propriedade intelectual em suas estratégias de crescimento.
Com o encerramento da etapa em Marabá, a Jornada Nacional de Inovação segue sua missão de modernizar a indústria brasileira, deixando na região sudeste do Pará o compromisso de consolidar modelos de negócios mais tecnológicos, sustentáveis e competitivos para 2026.




Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Bill Waishington
The post Cidade: Marabá sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria com foco em transição ecológica e digital appeared first on Prefeitura de Marabá .
Polícia Civil - MS Polícia Civil realiza a prisão em flagrante de indivíduo, oriundo do Estado de São Paulo, que portava ilegalmente arma de fogo de uso restrito
Bataguassu - MS Batafolia 2026 promete três dias de festa, diversidade e alegria no Parque da Juventude
Cuiabá - MT Força-tarefa da Limpurb intensifica serviços de zeladoria em Cuiabá nesta sexta-feira
Bahia Dois jogos do Baianão neste domingo na TVE
Sergipe Centro de Especialidades Médicas de Simão Dias ultrapassa mais de 7 mil atendimentos em 2025
Cidades Janeiro Branco: Gestantes de alto risco contam com atendimento psicológico no Hospital Municipal Esaú Matos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa destaca força produtiva do Tocantins durante Abertura Nacional da Colheita da Soja, em Porto Nacional
Polícia Civil - MS Polícia Civil, em ação conjunta com a Polícia Militar, captura foragido em Itaquiraí
Verão Maior Paraná Integração da Polícia Rodoviária estadual e DER-PR aumenta segurança nas rodovias Mín. 19° Máx. 25°





