

Com programação gratuita, na sexta-feira e sábado, o evento reúne feira de artistas, oficinas, palestras e presta homenagem ao quadrinista João Vicente


O universo dos quadrinhos ganha destaque em Manaus com a realização do Esquenta SQNMao 2026, evento gratuito dedicado à nona arte, que acontece na sexta-feira e sábado (30 e 31/01), das 14h às 19h, na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na rua Barroso, nº 57, no Centro da capital. A programação celebra o Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, e integra as ações preparatórias da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus (SQNMao).
A iniciativa conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e busca valorizar artistas, produções autorais e o fortalecimento da cena local de quadrinhos.
As atividades incluem feira de artistas, oficinas, palestras, bate-papos e outras atividades, reunindo quadrinistas, ilustradores, pesquisadores e o público interessado na produção gráfica e narrativa em quadrinhos.
O evento é uma prévia da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus, que será realizada entre os dias 27 e 29 de março de 2026. Neste ano, a SQNMao contará com a presença de 75 quadrinistas de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal, consolidando-se como a maior edição do evento até o momento.
A programação integra ainda o Circuito Amazônico de Quadrinhos, iniciativa que busca fomentar a produção da nona arte na região Norte, com ações em cidades como Manaus, Boa Vista, Parintins, Belém, Palmas, Macapá e Maripasoula, na Guiana Francesa, fortalecendo a conexão e a visibilidade dos autores amazônicos.


Homenagem
Nesta edição, o Esquenta SQNMano presta homenagem ao artista João Vicente, criador do personagem Cricri, referência nos quadrinhos amazonenses. Jornalista formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Vicente atua desde o final dos anos 1980 com quadrinhos e ilustrações. Ele desenhou tiras para o jornal A Crítica, foi membro fundador do Clube de Quadrinheiros de Manaus e coautor do fanzine Hyper Comix, que ganhou circulação nacional em versão impressa.
Ao longo da carreira, o artista também escreveu resenhas e roteiros para editoras como Trama e Kingdom Comics, colaborou com publicações locais como Ajuricaba Comics, Jungle Comix e Contos da Mata, além de lançar, em 2025, a graphic novel “Black Lady”, obra que homenageia seriados de heróis japoneses populares nas décadas de 1980 e 1990.
Além da homenagem, o Esquenta SQNMano 2026 promove o contato direto do público com quadrinistas locais participantes da Feira de Artistas, como MáthiaHQ, Geovan Motter, Eunuquis, Fernanda Costa, Leon Sarmiento, Carol Peace, Black Eye Estúdio, Gilmal – Jaracomics e Evaldo Vasconcelos.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem fortalecido iniciativas voltadas à valorização da produção cultural local e ao fomento das artes visuais e narrativas gráficas. A parceria reforça o compromisso do Estado com a democratização do acesso à cultura, a formação de público e a promoção de espaços de diálogo e visibilidade para artistas amazonenses, especialmente no campo dos quadrinhos e da economia criativa.
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





