

O Parque Estadual do Itacolomi, um dos mais importantes patrimônios naturais e históricos de Minas Gerais, será reaberto no início de fevereiro de 2026. A unidade de conservação, localizada em Ouro Preto e Mariana, passa por um novo ciclo de valorização por meio do modelo de concessão de serviços turísticos que tem como objetivo ampliar a qualidade da visitação, fortalecer a conservação ambiental e promover o uso público sustentável.
O modelo adotado de concessão de serviços turísticos mantém o Parque Estadual do Itacolomi como bem público, pertencente ao Estado de Minas Gerais, sob a gestão e fiscalização do Instituto Estadual de Florestas (IEF) . A iniciativa está inserida no âmbito Programa de Concessão de Parques Estaduais. A concessão transfere apenas a operação de serviços de apoio à visitação, mantendo sob responsabilidade do poder público todas as atribuições relacionadas à proteção ambiental, ao ordenamento territorial e à gestão da unidade de conservação.
Atuação do IEF
O IEF segue exercendo papel central na administração do Parque Estadual do Itacolomi sendo responsável por ações como gestão ambiental e territorial da unidade; fiscalização e monitoramento ambiental; proteção da biodiversidade e do patrimônio natural e cultural do parque, e prevenção e combate a incêndios florestais.
O contrato de concessão abrange exclusivamente os serviços turísticos e operacionais de apoio à visitação, como recepção e controle de acesso de visitantes; manutenção de trilhas, estruturas e áreas de uso público, e operação de estacionamento, alimentação e demais serviços ao visitante. A concessão é temporária, com vigência de 30 anos, e o contrato teve início em 2023.
Melhorias previstas
A Concessionária Parquetur, irá implementar o Roteiro do Chá, que inclui o museu e degustação. A existência de um contexto histórico fortemente vinculado à produção e exportação do chá, aliada aos remanescentes de plantações de chá espalhados principalmente nos arredores do Centro de Visitantes, torna o local imensamente propício à formação de um roteiro experiencial histórico do chá.
Será envolvido, além da visita ao museu, demonstrações da experiência do plantio, colheita, finalizando com a degustação do chá, oferecido preferencialmente de forma bastante lúdica e sensorial, complementado por uma experiência gastronômica.
Além disso, será implementado bikepark, uma nova trilha exclusiva para ciclistas, além da implantação de quiosque entre as duas principais lagoas do parque, e outras intervenções previstas em contrato.
Isenções e acesso público garantidos
O contrato de concessão assegura a manutenção de isenções e gratuidades, preservando o caráter público do Parque Estadual do Itacolomi. Permanecem garantidas, entre outras, as isenções para públicos e comunidades do entorno e acesso para atividades institucionais do IEF, educação ambiental e pesquisas autorizadas.
Transparência e participação social
O processo de concessão do Parque Estadual do Itacolomi foi precedido por estudos técnicos, consulta pública e audiência pública, garantindo transparência e participação social.
Os documentos do processo permanecem disponíveis para consulta pública, permitindo o acompanhamento neste link .
A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Minas Gerais e do Instituto Estadual de Florestas com a conservação ambiental, a valorização do patrimônio natural e o fortalecimento do uso público sustentável das unidades de conservação.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





