

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC), abriu nesta quinta-feira (29) as inscrições para a segunda edição do Edital Mobilidade Cultural , que oferece apoio financeiro para a circulação de artistas e agentes culturais paranaenses. Nesta etapa, podem ser inscritos projetos com execução entre julho e setembro de 2026. As inscrições seguem até as 19h do dia 2 de março de 2026 e devem ser feitas pelo sistema SIC.Cultura .
Confira AQUI o calendário completo das próximas etapas, organizado por trimestres.
O Mobilidade Cultural concede bolsas destinadas a custear despesas com viagens, deslocamentos e participação em eventos, ações formativas, residências artísticas, mostras e festivais, no Brasil e no Exterior. A iniciativa está alinhada aos Planos Nacional e Estadual de Cultura e prioriza a valorização da produção artístico-cultural paranaense, a descentralização de recursos e a democratização do acesso à cultura.
Teatro Guaíra recebe Danny Seraphine, pai do jazz rock, que toca pela primeira vez no Brasil
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o edital é uma ferramenta estratégica para ampliar a circulação da cultura produzida no Paraná. “O Mobilidade Cultural fortalece os agentes culturais do Paraná ao possibilitar que seus trabalhos circulem, dialoguem e se conectem com outros territórios. É uma política pública que estimula o intercâmbio, a formação e a projeção da nossa produção artística no Brasil e no Exterior, respeitando a diversidade e promovendo a descentralização dos recursos”, afirma.
RECURSOS– O valor total disponibilizado para o edital é de R$ 2 milhões, distribuídos em quatro parcelas trimestrais de R$ 500 mil. A cada trimestre, será realizada uma nova seleção de projetos, respeitando a distribuição de vagas entre Capital e Interior do Estado, além dos percentuais de cotas previstos na legislação vigente.
O edital prevê a seleção de projetos em quatro categorias:
Categoria I–Economia da Cultura: apoio ao deslocamento de agentes culturais para participação em feiras, rodadas de negócios e eventos estratégicos ligados à economia da cultura, estimulando oportunidades de negócios, geração de emprego e renda.
Categoria II–Formação: apoio à participação em congressos, simpósios, seminários, oficinas e cursos presenciais de curta duração, promovendo a capacitação técnica dos profissionais da cultura. O período máximo de participação é de até seis meses.
Categoria III–Residência Artística: apoio à participação de agentes culturais paranaenses em residências artísticas no Brasil e no Exterior, além da vinda de profissionais de outros estados e países ao Paraná, pelo período máximo de seis meses.
Categoria IV–Mostras ou Festivais: apoio ao deslocamento para participação e/ou recebimento de prêmios em mostras, festivais e eventos afins, de caráter competitivo ou não.
Serviço:
Edital Mobilidade Cultural | 2.ª edição
Inscrições contínuas
Confira o edital completo AQUI
Onde se inscrever: Sistema SIC.Cultura
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





