

O segundo período de defeso do caranguejo-uçá começa, neste domingo (1º), e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) inicia uma nova etapa de fiscalização ambiental nos municípios do litoral piauiense. A operação segue até o dia 6 de fevereiro e tem como objetivo garantir a proteção do ciclo reprodutivo da espécie, fundamental para a preservação dos manguezais e para a sustentabilidade da atividade pesqueira.
As ações serão concentradas nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, onde equipes de auditores ambientais da Semarh irão intensificar o monitoramento, orientações e fiscalizações, coibindo práticas ilegais como a captura, transporte, armazenamento e comercialização do caranguejo durante o período proibitivo.

De acordo com o auditor ambiental da Semarh, Thiago Cardoso, a operação dá continuidade ao trabalho já realizado no primeiro período do defeso e reforça o compromisso do Estado com a preservação ambiental. “A Semarh, em continuidade às ações do período de defeso, estará presente na região norte, no litoral piauiense. Uma equipe de auditores estará intensificando as ações de fiscalização nesses municípios, e serão adotadas medidas sancionatórias caso seja constatado o descumprimento da portaria vigente, que visa assegurar a proteção do ciclo de reprodução da espécie”, destacou.

O período do defeso é regulamentado por Portaria Interministerial MPA/MMA N° 45/26 e estadual e ocorre nos dias de maior atividade reprodutiva do caranguejo-uçá, conhecido como “andada”. Durante esse intervalo, qualquer intervenção humana que comprometa a reprodução da espécie é considerada infração ambiental, passível de sanções administrativas e outras penalidades previstas no Decreto Federal 6.514/08.
A Semarh reforça que a medida é essencial não apenas para a preservação da biodiversidade, mas também para garantir a manutenção da renda das comunidades tradicionais que dependem da pesca e do extrativismo de forma sustentável. Além da fiscalização, as equipes também realizam ações educativas junto à população local, promovendo a conscientização ambiental.

Meio Ambiente SC celebra o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural com 37 unidades reconhecidas
Piauí Sala de Monitoramento da Semanh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 a 30 de janeiro
Meio Ambiente Programa da Abrafiltros recicla mais de 50 milhões de filtros de óleo usados
Piauí Piauí inicia segundo período do defeso do caranguejo com nova operação da Semarh no litoral
Piauí Piauí passa a integrar iniciativa que apoia estados e municípios na preparação para os impactos das mudanças climáticas
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Piauí Semarh debate gestão de riscos e estudos hidrológicos do rio Parnaíba
Piauí Semarh promove ação do Janeiro Branco com palestra sobre saúde mental no Centro de Educação Ambiental Mín. 17° Máx. 27°





