

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria da Assistência Social (Sasc), realizou nesta sexta-feira (30), na sede do Comando do Corpo de Bombeiros Militar, em Parnaíba, uma reunião com representantes das prefeituras de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. O encontro teve como objetivo traçar estratégias integradas para a preservação de vidas diante do período de chuvas intensas no litoral piauiense.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel José Rego, a proposta é fortalecer as ações preventivas. “A ideia é fazer um trabalho prévio, indicando as melhores formas de atuação para evitar o sofrimento da população”, ressaltou.
Durante a reunião, o secretário da Assistência Social, João de Deus, orientou os municípios sobre os procedimentos necessários para a solicitação de apoio em situações de emergência, buscando alinhar entendimentos e reduzir entraves burocráticos. Ele também colocou a equipe da pasta à disposição para dialogar com as secretarias municipais de assistência social, viabilizando benefícios como auxílio-moradia e a distribuição de cestas básicas, com o objetivo de minimizar os impactos às famílias afetadas.

Na oportunidade, o secretário reforçou que, para a concessão desses benefícios, é indispensável o decreto de situação de emergência ou de calamidade por parte dos municípios.
“Temos intervenções emergenciais, nas quais o Corpo de Bombeiros atua diretamente para salvar vidas, e também ações voltadas para soluções futuras, como é o caso da região do piscinão, em Parnaíba. Contamos com o apoio dos municípios, por meio de projetos, para resolver esses problemas a médio prazo”, afirmou João de Deus.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, alertou para a previsão de grande volume de chuvas nos meses de março e abril e destacou o uso de ferramentas tecnológicas para orientar a população.
“Vamos treinar a utilização do Waze como plataforma de navegação e orientação de tráfego, para que as pessoas possam se deslocar com mais segurança e evitem ruas que se tornam verdadeiras armadilhas durante enxurradas e alagamentos”, explicou o diretor.
Orientações à população
Em caso de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelos números 190 ou 193. Quem ainda não recebe os alertas pode enviar o nome e o CEP da rua onde reside para o número 4099, a fim de receber informações preventivas sobre as chuvas.

Amazonas Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Cachoeirinha
Amazonas Polícia Militar do Amazonas amplia patrulhamento ostensivo em áreas de difícil acesso com uso de motocicletas
Segurança Durante ação conjunta, trio é preso e 55 kg de drogas escondidas em freezer são apreendidas em Fortaleza
Segurança Governo do Ceará inicia trabalhos do Comitê Executivo do Plano de Proteção aos Povos Indígenas
Amazonas Forte atuação da Delegacia Especializada resulta na recuperação de 458 veículos roubados e furtados e na prisão de 85 pessoas no Amazonas
Amazonas PC-AM divulga imagem de dois homens procurados por roubos distintos em transportes coletivos em Manaus Mín. 17° Máx. 27°





