

Localizado no município de Simão Dias, no centro-sul sergipano, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) Dr. Luiz Machado, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou 7.114 atendimentos, entre consultas e exames, durante o ano de 2025. O resultado é fruto dos investimentos realizados na infraestrutura e na equipe médica da unidade, que foi inaugurada pelo Governo do Estado em abril do último ano.
O Centro conta com uma extensa equipe e possui dez tipos de especialidades médicas, oferecendo consultas especializadas com cardiologista, cirurgião vascular, endocrinologista, ginecologista, ortopedista, otorrinolaringologista, psiquiatra, urologista e neurologista, e realizando cerca de 20 tipos de ultrassonografias. Desde a sua inauguração, foram realizados 1.456 exames.
“O CEM foi inaugurado em 11 de abril de 2025 e os atendimentos iniciaram em maio do mesmo ano. Ainda não completamos um ano de funcionamento, mas já realizamos mais de sete mil atendimentos. A unidade não traz benefícios somente para Simão Dias, mas também para uma grande região de Sergipe, que é atendida aqui e até a municípios de outros estados, como a Bahia. Fazemos exames de ultrassonografia, colposcopia e estamos conversando com o município para, em parceria, realizarmos também exames de lâmina. As pessoas elogiam muito o nosso atendimento, todos os médicos são excelentes”, ressaltou a diretora do CEM de Simão Dias, Jessica Aparecida.
Em menos de um ano de funcionamento, o centro de especialidades registrou um volume expressivo de atendimentos em diversas áreas médicas. Entre maio e dezembro de 2025, foram realizadas quase mil consultas em endocrinologia, além de 878 atendimentos em otorrinolaringologia e 831 em ginecologia. A ortopedia ultrapassou a marca de 600 consultas, enquanto cardiologia e urologia somaram mais de 500 atendimentos cada. Também se destacaram as consultas com cirurgião vascular, com mais de 400 atendimentos, além de mastologia, que contabilizou 248 consultas, psiquiatria, com 226, e neurologia, com 155 atendimentos realizados.
Moradora de Simão Dias, a servidora pública Dalila Ramos, de 39 anos, passou por consulta com endocrinologista no CEM e elogiou a agilidade do serviço da unidade. “O Centro ajuda e atende várias pessoas. Eu tenho plano de saúde, mas prefiro vir para cá. Acho mais rápido e melhor. Não demorou nem para marcar a consulta, nem para chegar o dia do atendimento. Aqui estou perto de casa, não preciso ter a dor de cabeça de ir para a capital e ter mais gastos”, declarou.
O atendimento do Centro de Especialidades Médicas de Simão Dias alcança a população de toda a região próxima, chegando até para municípios baianos. A estudante Ana Beatriz Leles, 14, mora em Adustina, na Bahia, e sofre com crises de garganta. Ela procurou o CEM para passar por consulta especializada com um otorrinolaringologista. “É a primeira vez que sou atendida no Centro e estou gostando muito. Optei por me consultar aqui porque na minha cidade não tem atendimento de otorrino pelo SUS e aqui é o local mais próximo que oferece essa especialidade”, afirmou.








Governo Fapema e UFMA fortalecem parceria científica com novos convênios em pesquisa, comunicação e tecnologia
Governo Governo inaugura Estrada do Progresso e leva desenvolvimento para a região de Alto Alegre do Pindaré
São Sebastião - SP Obras do Complexo Educacional de Boiçucanga se aproximam de 100% de execução
Mato Grosso do Sul Com início dos trabalhos legislativos, Casa Civil de MS destaca parceria com a Alems
Amep Amep vai elaborar plano de proteção ambiental na Região Metropolitana de Curitiba
São Paulo Governo de SP implanta 24 centros de formação esportiva em 22 cidades
São Paulo Governo de SP vai castrar mais de 52 mil animais até julho deste ano
Acre Governo do Acre encerra ações do Janeiro Branco com programação voltada à saúde mental dos servidores
Espírito Santo Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil Mín. 17° Máx. 27°





