

Como parte das ações permanentes de fortalecimento da política pública de enfrentamento à violência contra a mulher, foi inaugurada no município de Laguna Carapã a 58ª Sala Lilás da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. O espaço foi cuidadosamente preparado para assegurar um atendimento especializado, humanizado, acolhedor e sigiloso às mulheres em situação de vulnerabilidade, reafirmando o compromisso institucional com a proteção dos direitos humanos e a dignidade feminina.
A implantação da Sala Lilás é resultado de uma importante parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil e a Prefeitura Municipal de Laguna Carapã, fortalecendo de forma concreta a rede de proteção no âmbito local e regional, bem como as ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar.
A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, evidenciando a atuação integrada e o compromisso conjunto das instituições públicas com a causa. Estiveram presentes o Coronel QOPM Wagner Ferreira da Silva, representando o Governo do Estado e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública; a Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa; o Prefeito Municipal de Laguna Carapã, Itamar Bilibio; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Dr. Lupersio Degerone Lucio; o Dr. João Reis Belo, representando o Departamento do Interior da Polícia Civil; o Delegado Regional de Dourados, Dr. Adilson Stiguivitis Lima; a Delegada de Polícia de Laguna Carapã, Dra. Maria Gabriela Vanoni Carvalho; e a Delegada de Polícia Elaine Cristina Ishiki Benicasa, Coordenadora das Salas Lilás da Polícia Civil.
A Sala Lilás representa um avanço significativo na política pública de atendimento às mulheres, ao oferecer um ambiente adequado, seguro e reservado, destinado à escuta qualificada, à proteção imediata, à orientação e aos encaminhamentos necessários. Mais do que um espaço físico, a Sala Lilás simboliza o compromisso institucional com o acolhimento, o respeito e a responsabilização da violência, contribuindo para a ruptura do ciclo de agressões.
Com a inauguração da 58ª Sala Lilás, Laguna Carapã fortalece sua atuação na rede estadual de proteção às mulheres, demonstrando que o enfrentamento à violência exige ações permanentes, integradas e sensíveis à realidade das vítimas, reafirmando o papel do Estado na promoção da justiça, da cidadania e da dignidade humana.










Geral PM de SP terá esquema de atendimento especial a mulheres no Carnaval
São Paulo Biofilme feito com pele de peixe pode ser alternativa sustentável para a embalagem de alimentos
Acre Servidor do Sistema Público de Comunicação conquista 1º lugar em concurso de fotografias natalinas
Polícia Civil - MS Polícia Civil, com apoio do BOPE/MS e BPFRON/PR, recupera camionete, avaliada em mais de R$ 300 mil, fruto de estelionato
Sergipe Integração com hospitais regionais e regulação refletem no aumento da capacidade de atendimento do Huse
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende mulher em flagrante por maus tratos de animais e subtração de energia elétrica na Capital
Polícia Civil - MS Polícia Civil desencadeia operação e recupera dez cervejeiras furtadas em empresa de transporte em Três Lagoas
Sergipe Abertura do Verão Sergipe 2026 registra média de público de 90 mil pessoas
Paraíba 1ª Trilha Ecológica da Polícia Penal da Paraíba marca encerramento do Janeiro Branco Mín. 17° Máx. 27°





