

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) informou neste sábado (31) que um paciente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) morreu após ser transferido da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do instituto. A transferência foi necessária em razão do incêndio ocorrido nesta sexta-feira (30), em um gerador que abastecia o prédio. A evacuação foi feita nas áreas atingidas pela fumaça.
“Em razão do desabastecimento de energia elétrica pela concessionária [Enel] no Icesp, foi iniciado o protocolo de transferência de pacientes internados em UTI e com dependência de ventilação mecânica. Infelizmente, durante essa mobilização, um paciente em estado prévio extremamente crítico apresentou instabilidade clínica, recebeu atendimento imediato pela equipe responsável com reversão de quadro, mas, posteriormente, evoluiu a óbito”, disse o HC, em nota.
Segundo o hospital, no total, oito pacientes foram transferidos do Icesp, sendo cinco para o Instituto do Coração (InCor) e três para o Instituto Central (ICHC). Profissionais envolvidos diretamente no atendimento e no combate inicial à ocorrência foram avaliados por possível inalação de fumaça. Ao todo, dez pessoas receberam atendimento; sete permaneceram em observação, por precaução, e receberam alta neste sábado.
“O HCFMUSP está apurando todas as circunstâncias do ocorrido e, de forma imediata, determinou a revisão e o reforço de protocolos e procedimentos de segurança e assistência, com foco em aprimorar continuamente a proteção de pacientes, acompanhantes e profissionais”, disse o hospital.
Neste sábado, todas as alas do Icesp mantêm o atendimento normalmente.
A distribuidora de energia Enel informou à Agência Brasil para informar que realizava um trabalho de emergência na região e que precisou desligar a energia do hospital. O fornecimento foi restabelecido posteriormente.
A empresa reafirmou que o incêndio aconteceu em um gerador que pertence ao hospital.
São Paulo Com subsídio do Governo de SP, 180 famílias realizam o sonho da casa própria em Taquaritinga
Verão Maior Paraná Operação ambiental da PMPR no Superagui destrói estruturas ilegais na APA de Guaraqueçaba
Geral PM de SP terá esquema de atendimento especial a mulheres no Carnaval
São Paulo Biofilme feito com pele de peixe pode ser alternativa sustentável para a embalagem de alimentos
Acre Servidor do Sistema Público de Comunicação conquista 1º lugar em concurso de fotografias natalinas
Polícia Civil - MS Polícia Civil, com apoio do BOPE/MS e BPFRON/PR, recupera camionete, avaliada em mais de R$ 300 mil, fruto de estelionato
Sergipe Integração com hospitais regionais e regulação refletem no aumento da capacidade de atendimento do Huse
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende mulher em flagrante por maus tratos de animais e subtração de energia elétrica na Capital
Polícia Civil - MS Polícia Civil desencadeia operação e recupera dez cervejeiras furtadas em empresa de transporte em Três Lagoas Mín. 17° Máx. 27°





