

Com o slogan “Plante hoje a sombra de amanhã”, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), realizou nesta sexta-feira (30) a segunda etapa do Projeto “Tia Nair Mais Verde”, com o plantio de 30 mudas no Parque Tia Nair.
A iniciativa tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis e ampliar a arborização do espaço público. Nesta etapa, foram plantadas espécies como ipê branco e amarelo, ipê amarelo do cerrado, palmeiras e plantas frutíferas, entre elas amora, cacau, araçá-una e tamareira, contribuindo para o conforto térmico e a melhoria ambiental do parque.
O secretário adjunto de Regulação e Fiscalização da Sorp, Robson Pereira dos Santos, destacou o apoio intersetorial para a realização da ação. Segundo ele, a iniciativa contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Agricultura, que forneceu o perfurador de solo, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, além da doação de mudas pelo viveiro Jamil Mudas.
“Nós estamos muito felizes em contribuir para tornar este espaço mais agradável. A ação beneficia toda a sociedade, especialmente quem frequenta o parque ou busca os serviços da Secretaria de Ordem Pública. Agradeço ao secretário de Obras, Reginaldo, ao secretário de Agricultura, Vicente Falcão, e também ao viveiro parceiro que doou as mudas. São parcerias como essas que ajudam Cuiabá a voltar a ser reconhecida como cidade verde”, afirmou Robson.
Idealizadora do projeto, a coordenadora técnica de Fiscalização de Obras, Ana Beatriz Freitas Siqueira, arquiteta, ressaltou a importância do reflorestamento urbano para a qualidade de vida da população e destacou o crescimento das mudas plantadas na primeira fase, realizada em dezembro do ano passado.
“Quando apresentei o projeto de reflorestamento, nossa expectativa sempre foi melhorar a qualidade de vida da população cuiabana, ampliando as áreas de sombra, que trazem conforto térmico e beneficiam diretamente os frequentadores do espaço de lazer. Quem passa por aqui já consegue perceber o crescimento das primeiras espécies plantadas. Cada pessoa envolvida contribui para tornar Cuiabá mais agradável”, pontuou.
O Projeto “Tia Nair Mais Verde” está estruturado em fases. Na primeira etapa, realizada em dezembro de 2025, foram plantadas cerca de 52 mudas. Atualmente, a ação segue na fase de expansão do plantio para contemplar todo o parque. A etapa final prevê a replicação do modelo em outros parques da capital. O projeto envolve o mapeamento de áreas prioritárias para arborização, a seleção adequada das espécies, a preparação do solo e o plantio em etapas, sempre com acompanhamento técnico especializado.
São Paulo Governo de SP anuncia pacote de R$ 6,4 bilhões para 37 mil novas moradias e projetos urbanos
Caruaru - PE Ceaca leva a experiência brasileira das centrais de abastecimento à missão técnica no Uruguai
São Paulo Estação da Luz da CPTM recebe ação gratuita com psicoterapeutas nesta quinta-feira (5)
Mato Grosso do Sul Erradicação da extrema pobreza e mapeamento das favelas estão entre as metas da Sead para 2026
Dourados - MS Prefeitura encerra contrato com administradora do parquímetro e vai licitar novo serviço
Sergipe Verão Sergipe 2026 chega a Pirambu e movimenta turismo e economia
Bahia Projeto Nossas Memórias percorre o território do Velho Chico para mapear e valorizar acervos culturais
Tocantins Escola Estadual Floresta revoluciona ensino e aprendizagens e conquista quatro categorias no prêmio Escola que Transforma
Caruaru - PE Procon Caruaru realiza fiscalização durante o Pré-Carnaval Multicultural Mín. 21° Máx. 29°





