

Foto: Arquivo/IMA
Com a chegada do período sazonal de maior transmissão da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensifica as ações de prevenção, vigilância e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Uma delas é a Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) através do Programa Penso, Logo Destino (PLD), que tem se destacado como uma estratégia importante no enfrentamento do mosquito.
A iniciativa vem ampliando sua abrangência no estado e se consolida como uma ação complementar relevante para a saúde pública e a preservação ambiental. Na edição do segundo semestre de 2025, 124 municípios catarinenses aderiram à campanha, resultando na coleta de mais de 83 mil pneus inservíveis. A experiência acumulada ao longo das edições evidencia que a articulação intersetorial e a integração das políticas de saúde e meio ambiente fortalecem as ações de vigilância, prevenção e promoção da saúde nos municípios.

A campanha é organizada por meio de uma parceria entre a SES, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio do programa Penso, Logo Destino, além das empresas Reciclanip, entidade gestora do sistema de logística reversa de pneus inservíveis, e Xibiu, responsável pela coleta do material.
Para 2026, uma nova edição da campanha já está em fase de preparação. “As inscrições para a etapa do primeiro semestre desse ano, estarão abertas de 9 de fevereiro a 13 de março, conforme cronograma disponível. Informações adicionais sobre a Campanha de Recolhimento de Pneus podem ser consultadas nos canais oficiais”, destaca a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ivânia da Costa Folster.
“Além de melhorar a saúde pública, através da campanha estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente, diminuindo a poluição e promovendo a reciclagem adequada. Nosso objetivo é ampliar ainda mais a campanha e alcançar um número crescente de municípios”, destaca Cícero Luís Brasil, coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino.
Importância do descarte correto de pneus
A eliminação de recipientes que acumulam água, como os pneus, permanece como a principal e mais eficaz estratégia de prevenção das arboviroses. A remoção mecânica desses reservatórios é comprovadamente mais efetiva do que ações de controle químico, como a aplicação de inseticidas. Além disso, o descarte adequado de pneus inservíveis contribui de forma significativa para a redução de impactos ambientais, reforçando a importância da participação dos municípios e da população no combate ao mosquito.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





