

O programa de modalidades esportivas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marabá (Semel) tem agora a oferta do Levantamento de Peso Olímpico (LPO), em parceria com centros de treinamento da cidade, que possuem os equipamentos necessários para a prática. O objetivo é atender crianças e adolescentes, entre 8 e 14 anos, com foco nos alunos da rede municipal de ensino.
O programa possui dois polos para a modalidade esportiva: O Centro de Treinamento Bisão, no bairro Belo Horizonte, e a Ducks Box Academia, no bairro Cidade Jardim. De acordo com a Semel, cada polo pode receber até 80 alunos. O projeto recebe apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM).






“O LPO é o esporte que mais desenvolve potência e o mundo todo já o utiliza como base para os demais esportes. Pensando nesse fator, a gente implementou mais um esporte, mais um projeto de iniciação esportiva para crianças e adolescentes, que é o Levantamento de Peso Olímpico. A vantagem é que nossos professores são altamente qualificados. Eu posso falar que são os dois principais professores. São duas pessoas super capacitadas, com cursos específicos de LPO”, comenta o titular da Semel, Carlos Humberto Faria.


Daniel Edyan é formado em Educação Física e é o instrutor de LPO do CT Bisão. De acordo com o profissional, a modalidade auxilia no ganho de força, potência, agilidade e no desenvolvimento cognitivo. Ele destaca o impacto que o projeto pode ter na vida de crianças e adolescentes.
“Nossa intenção é fazer com que esses meninos tenham sempre algo a fazer, ocupem seu tempo para que não fiquem ociosos no meio da comunidade. Fazer com que eles tenham tempo, ocupem esse tempo e tempo de qualidade, fazendo com que melhorem a questão da saúde, aptidão física. A intenção é fazer com que peguem a técnica, aprimorem isso, trabalhem isso bastante tempo até que eles fiquem consistentes com a modalidade e a gente consiga melhorar a questão da carga, evoluir. E, consequentemente, fazer com que esses meninos cheguem a disputar campeonatos, torneios. Isso vai ser bem legal”, afirma.


No CT Bisão, as aulas acontecem às terças e quintas, das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h. Apesar da faixa etária ser de 8 a 14 anos, crianças menores podem participar para aprenderem os movimentos. No LPO, as cargas variam, com os alunos começando a executar os movimentos com um cano PVC, por exemplo.
Clara Eduarda é aluna do CT Bisão. Ela conta como soube das aulas e o quanto está entusiasmada com o esporte. “Passaram na minha escola falando. Eu falei ‘Mãe, eu quero muito fazer’. Minha mãe falou ‘Vou colocar você’. Eu gostei muito dessa aula. Eu falei assim: ‘Mãe, eu vou. Eu quero muito porque o meu sonho é fazer um campeonato de levantamento de peso e ginástica também, que eu faço no Ida Valmont”, comenta.


Karina Rael, mãe de Marina e Maia, chegou a Marabá há pouco tempo, vinda do Rio de Janeiro. Uma das primeiras atitudes que teve foi procurar a Semel para saber quais atividades a secretaria disponibiliza para a faixa etária das filhas.
“Eu vi que tinha o LPO, que no Rio não tinha e achei muito interessante porque minha filha mais velha quebrou o braço e precisava de um fortalecimento no braço dela. Foi o esporte perfeito para ela poder fazer e já estou vendo muita diferença porque ela está tendo uma coordenação melhor, tendo mais segurança com o braço, que é uma coisa que ela estava insegura. Isso está ajudando muito. Eu estou vendo que ela está bem mais tranquila, menos ansiosa. Está ajudando bastante”, destaca.


Na Ducks Box Academia, as aulas são às terças e quintas, das 9h às 9h45, e segunda e quarta, das 10h às 10h45h. Nos quatro dias, no período da tarde, as aulas acontecem das 15h às 15h45.
Bruno Cabral é educador físico e instrutor da Duck Box. Ele explica que as barras utilizadas têm pesos diferentes, que variam de 2kg a 20kg e são usadas nos treinos de acordo com a idade e o desenvolvimento na execução das técnicas de cada aluno. O PVC é importante no período inicial, principalmente quando são crianças pequenas porque é por meio da repetição que elas aprendem os movimentos.
“Trabalhando coordenação motora, técnica, trabalhando mobilidade, fortalecimento das articulações e trabalhando o desenvolvimento da criança. Inicialmente, trabalhamos com PVC, que é algo mais leve para as crianças e para eles aprenderem a técnica primeiro para depois inserirmos a barra de LPO. Toda aula a gente vai trabalhar inicialmente a técnica dos movimentos”, explica o instrutor.


Djonaltan Costa também é educador físico e pai da aluna Alice Lopes. Ele buscou o esporte para a filha por compreender que é importante para a saúde e qualidade de vida dela. Além disso, avalia que o incentivo à modalidade pode colocar Marabá no mapa das grandes competições.
“Em relação ao desenvolvimento da Alice, a gente percebe que é notório a questão da disciplina, a questão do hábito na hora de fazer as atividades, inclusive em casa para que a gente possa monitorar e ter um retorno positivo. Eu também sou praticante de LPO. É uma modalidade extremamente importante, um esporte olímpico. Eu tenho certeza que no futuro a gente pode ter um bom retorno através da iniciação, fazer com que incentive essas crianças, esses jovens para que no futuro, quem sabe, a gente possa ter algo voltado para o alto rendimento, ter um representante de Marabá no cenário nacional”, pontua.


Para matrículas, procurar as sedes do CT Bisão e da Ducks Box, portando os documentos de identificação das crianças e adolescentes.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes / Sávio Calvo
The post Semel: Levantamento de Peso Olímpico entra para as modalidades esportivas oferecidas appeared first on Prefeitura de Marabá .
Esportes Eusébio recebe mais uma areninha do Governo do Ceará
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião oferece aulas gratuitas de funcional na ‘Estação Verão 2026’
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião divulga datas de lotes para inscrições da Corrida do 390º Aniversário
Esportes Zico é o embaixador do Open Master Games Abu Dhabi 2026
Esportes Atletas das paralimpíadas escolares são convocadas para o German Open, na Alemanha
Piauí Secretaria dos Esportes realiza visita técnica e acompanha avanço de 40% na reforma do Albertão
Esporte Estado inicia obras de escola de surfe para atender mais de 600 crianças no Litoral
Esportes Prêmio Esporte Ceará consagra melhores do ano e homenageia personalidades locais na próxima quarta-feira (4)
São Sebastião - SP Equipes masculina e feminina de São Sebastião disputam 6ª Final Nacional de Vôlei Adaptado à Melhor Idade no Mato Grosso Mín. 21° Máx. 29°





