

Iniciativa busca fortalecer a gestão integrada das Unidades de Conservação e a participação das comunidades locais


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou, na terça-feira (03/02), de reunião com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e representantes das comunidades do rio Unini para tratar do Acordo de Cooperação Técnica para a gestão da pesca esportiva na região.
O encontro aconteceu na sede da Sema, no bairro Parque 10 de Novembro, em Manaus. O processo envolve a construção de um modelo de governança compartilhada, com foco na gestão sustentável das Unidades de Conservação que integram a área do rio.
“Essa reunião teve como objetivo o alinhamento das informações, do Acordo de Cooperação Técnica, do Plano de Trabalho, e também das comunidades, para saber se as comunidades estão de acordo com o que está acontecendo, com os trâmites, e para eles também terem ciência do andamento do processo”, afirmou o gestor do Núcleo de Pesca da Sema (Nupes), Cristiano Gonçalves.
A área do rio Unini concentra três Unidades de Conservação: a Reserva Extrativista do Rio Unini, o Parque Nacional do Jaú e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Nessas áreas, comunidades locais participam da governança do território e do uso dos recursos naturais.


“Nós temos uma gestão compartilhada dos recursos naturais e da governança do território também, numa participação social conjunta que organiza o uso de recursos de forma sustentável naquela região”, disse Hueliton Ferreira, chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Novo Airão.
A pesca esportiva é tratada há décadas pelos moradores como potencial atividade complementar para as comunidades da região, com vistas à geração de renda e fortalecimento local. Há cerca de 20 anos, o rio Unini foi embargado para pesca esportiva pela Justiça Federal, por conta de conflitos entre empresários e comunitários, além do impacto ambiental.
Em 2015, estudos conduzidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) avaliaram a capacidade de suporte ambiental do rio, apontando recomendações para uma eventual retomada da pesca esportiva.
Entre as recomendações, estava a formalização de um acordo de cooperação técnica entre Sema, ICMBio e organizações locais. O processo vem sendo construído desde 2022 e, atualmente, encontra-se em fase de análise jurídica.
“O acordo pode trazer muitos benefícios voltados ao turismo. Arrecadação de lucro, benefícios para as comunidades, principalmente com a gente que trabalha só com a agricultura. Não vai tirar todo mundo da roça, mas fortalece bastante”, avaliou o vice-presidente da Associação de Moradores do Rio Unini, Ítalo Nogueira.

Foto: Noir Miranda/Sema Amazonas
O acordo de cooperação em construção prevê a atualização do plano de trabalho e a definição conjunta de ações voltadas à gestão da pesca esportiva, considerando as especificidades das Unidades de Conservação e a participação das comunidades envolvidas.
“A gente está nessa batalha na visão de fomentar mais o Unini, a área da reserva, e ter mais oportunidade não só de verbas para o Unini, mas de estudo, saúde e outras coisas que possam acontecer também futuramente”, completou Ítalo Nogueira.
Piauí Selo Ambiental do Piauí abre nova fase nesta quinta-feira (5)
Meio Ambiente Reserva Biológica Estadual do Sassafrás celebra 49 anos como referência em conservação ambiental em SC
Piauí Fiscalização flagra venda irregular de caranguejo-uçá durante período de defeso no litoral do Piauí
Piauí Nova ferramenta permite emissão online e imediata da Certidão Negativa de Débitos Ambientais no Piauí; veja como acessar
Piauí Nova ferramenta permite emissão online e imediata da Certidão Negativa de Débitos Ambientais; confira como acessar
Meio Ambiente Governo de Minas abre roadshow do projeto de concessão turística do Parque Estadual do Biribiri
Meio Ambiente Minas Gerais atua com ações integradas de educação, prevenção e fiscalização na proteção animal
Tocantins Governo do Tocantins abre inscrições para o Concurso Estande Sustentável
Amazonas Ipaam vai acionar MPAM após fiscalização identificar irregularidades em frigorífico de pescados de Manacapuru Mín. 21° Máx. 29°





