

Mais de 500 gestores e técnicos dos 224 municípios piauienses participaram, nesta quinta-feira (5), do evento “Selo Ambiental na Prática: Rumo às Metas de 2027”, no auditório da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI), em Teresina. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o encontro teve como foco orientar os municípios sobre as regras e mudanças do Selo Ambiental / ICMS Ecológico 2026/2027.
Durante o evento, o secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, explicou que o processo está estruturado em três etapas. A primeira refere-se ao edital já lançado, que reúne o Selo Ambiental e o Sementes Ecológicas, com inscrições já abertas e com prazo até dia 10 de março. “Nesse período, as cidades devem postular conforme os critérios definidos para cálculo da arrecadação de 2026”, disse.

O segundo eixo apresentado foi o Pacto pelo Meio Ambiente, que já conta com a adesão de 115 municípios, prevendo ações de cooperação entre Estado e prefeituras, como capacitação de brigadas, apoio técnico e entrega de equipamentos de proteção. Entre as principais mudanças para o ciclo 2026/2027 está a criação de uma cláusula de barreira para o Selo A, que passa a exigir o fechamento definitivo dos lixões até 30 de dezembro de 2026.
Ainda segundo Feliphe Araújo, a medida é uma ação conjunta com o Ministério Público e o Tribunal de Contas e busca enfrentar um grave problema ambiental e de saúde pública. “O ICMS Ecológico é um importante instrumento de fortalecimento da gestão ambiental municipal e de indução ao desenvolvimento sustentável”, pontuou.
Outra alteração relevante é a nova forma de cálculo da pontuação, que passará a considerar a média dos últimos três anos, garantindo maior estabilidade na arrecadação dos municípios, mesmo em casos de mudança de gestão ou dificuldades pontuais.

De acordo com o assessor técnico da Semarh, João Evangelista, a orientação adequada desde o início do processo é fundamental. “Uma postulação bem estruturada garante maior conformidade aos critérios do programa e melhores resultados para os municípios”, destacou.
No ciclo anterior, 212 municípios se inscreveram e mais de 70% obtiveram o Selo A, o mais alto nível de certificação ambiental.

O evento contou ainda com a participação de representantes da OAB, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, PGE e Seplan, consolidando o Selo Ambiental como uma política pública estratégica para o fortalecimento da gestão ambiental e do desenvolvimento sustentável no Piauí.

Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





