

Ouvir, acolher e planejar novas ações foram os objetivos principais das visitas às comunidades quilombolas do Pontal da Barra, na Barra dos Coqueiros, e da Mussuca, em Laranjeiras, realizadas pelo Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan). As visitas aconteceram nesta quinta-feira, 5, como ação do Projeto Conecta-SE, ampliando a oferta de serviços e assistência às comunidades.
Durante as visitas, as equipes técnicas da Seteem, da Seasic e da Seplan puderam ouvir e acolher as demandas das comunidades, não só as relacionadas à aceleração digital do projeto Conecta-SE, mas também as demandas de qualificação e serviços em outras áreas, atendendo às demandas específicas de cada comunidade, com foco em fortalecer e valorizar a cultura e as tradições locais.
A diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne Araújo, responsável pelo programa Qualifica Sergipe, destacou a importância da ação junto às comunidades. “É uma honra estar aqui, em nome da Seteem, para ouvir os anseios, saber quais são as demandas da comunidade, quais os cursos que serão mais úteis, e reforçar nosso compromisso em gerar oportunidades de emprego e renda para todos os sergipanos”, destacou.
A coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Seasic, Ianne Cavalcante, destacou a importância da escuta qualificada das comunidades para promover cursos que sejam efetivos. “É fundamental ouvir as comunidades tradicionais para entender suas especificidades. Queremos que as novas tecnologias e cursos ajudem na geração de renda, mas também fortaleçam a preservação da história, dos costumes e a manutenção do saber dessas comunidades”, pontuou.
Entre pescadoras, marisqueiras e artesãs da comunidade Mussuca, a presidente do Grupo de Mulheres Produtoras Quilombola (Grumaq), Cleide dos Santos, ressaltou a importância da reunião e do apoio do Governo de Sergipe. “Essa reunião é de grande valia. É o governo chegando até a nossa comunidade para tratar de cursos que vão fortalecer profissionalmente nossa comunidade. Para a gente, é um prazer aceitar, poder discutir, dialogar primeiro, ter esse processo de escuta, é muito gratificante. Vai trazer desenvolvimento, porque vai gerar oportunidades de empregos para toda a comunidade, de uma forma geral, de jovens a idosos”, ressaltou.
Para Perolina Machado, uma das 28 associadas do Grumaq e que trabalha no restaurante comunitário 'Cozinha de Vó', a reunião foi muito produtiva. “Foi uma reunião boa, muito produtiva, que vai trazer para gente vários cursos abrangendo a nossa comunidade, cursos bons que vão gerar muitas oportunidades futuramente. Vai ser excelente para a gente”, pontuou.
Conecta-SE
O Conecta-SE é a estratégia do Governo de Sergipe que vai revolucionar a infraestrutura tecnológica do estado por meio de um investimento de US$ 67 milhões, fruto de uma parceria com o Banco Mundial. Estruturado em cinco anos, o projeto de aceleração digital irá implantar um Cinturão Digital no interior, modernizar os serviços públicos e promover a eficiência energética em prédios estaduais. Além da infraestrutura, a iniciativa foca no capital humano, ofertando cursos de qualificação e habilidades digitais que preparam os cidadãos sergipanos para os desafios e oportunidades da economia moderna.











Sergipe SES fortalece ações de saúde integral na comunidade Xokó em Porto da Folha
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá faz campanha de prevenção às ISTs na Arena Pantanal
Piauí Equoterapia amplia inclusão e reabilitação no Piauí com atendimento gratuito; saiba como ter acesso
Saúde Campanha Fevereiro Laranja e Roxo fortalece o cuidado em saúde no município
Piauí Estratégias de prevenção à mortalidade materna e infantil serão ampliadas com uso do aplicativo Piauí Primeira Infância
Mato Grosso do Sul Com investimento do Governo de MS, Hospital Regional retoma cirurgias bucomaxilofaciais Mín. 20° Máx. 29°





