

Os produtores rurais Ozico Pereira. de 72 anos, e Pedrina Pereira, de 70, fizeram história no 24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo. O casal de agricultores do município de Barra do Turvo, no Vale do Ribeira, que estão juntos há 50 anos, obteve a maior nota já alcançada em todas as edições da competição, com a incrível marca de 91,10 pontos na categoria cereja descascado.
Para se ter uma ideia, até então, a maior pontuação já alcançada foi em 2022, com 90,3 pontos. “O café gourmet é de 80 a 85 pontos, enquanto o especial é de 85 a 90 pontos. Até então, não existia uma nota acima disso. De quatro anos para cá, os cafés que atingem acima desta pontuação são classificados de extraordinários”, explicou o especialista agropecuário da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Rogério Sakai.
Para a produtora Pedrina Pereira, que vem da agricultura familiar e cresceu vendo o pai cultivando café, a simplicidade na produção pode resultar em uma safra bem valorizada. “As mudas de café foram plantadas e, para roçar, utilizei a roçadeira, depois, realizei apenas duas capinadas. Não precisou de adubo, não precisou de nada”, explicou Pedrina Pereira.
A safra da amostra vencedora foi cultivada, há cinco anos, em um sistema agroflorestal, em uma área rural de 6 mil metros quadrados, com uma produção de cerca de 4 mil pés de área plantada de café. “Nós sofremos muito para chegar até aqui, mas agora estamos colhendo os frutos. Ficamos muito felizes pela conquista deste prêmio”, celebrou Pedrina.
A participação do casal no concurso foi feita de forma experimental, apenas para conhecer o funcionamento da competição. “O prêmio foi uma surpresa, pois eu nunca pensei que poderíamos ganhar e isso foi importante, porque com o reconhecimento aumentaram os meus clientes e as vendas de café. Também foi uma honra representar o nosso município”, ressaltou Ozico Pereira.

A CATI possui um projeto em conjunto com a prefeitura de Barra do Turvo desde 2012 para promover o cultivo do café arábica. “Desde então, nós temos dado apoio junto à prefeitura e aos produtores, nessa parceria de incentivar a produção na região. Isso trouxe resultados como as premiações nos concursos de café dos anos anteriores e deste último ano”, destacou Rogério Sakai.
Para a presidente da Associação do Café e Cultura de Barra do Turvo, Juliana Cordeiro, o segredo do sucesso que fez do município ser uma referência nos últimos Concurso do Café é a dedicação exclusiva, principalmente para uma variedade. “Como somos pequenos produtores, a primeira coisa em destaque é a quantidade. Então, nós conseguimos realmente dar uma atenção especial a esse tipo de café, colhendo ele somente em cereja e tendo um trabalho de secagem, tudo realmente com mais calma e isso resultou nesse café extraordinário”, frisou a presidente.
Confira mais detalhes:
Melhores cafés do Estado
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza há mais de 20 anos o Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo e na edição de 2025 premiou os 50 melhores cafés paulistas em várias categorias. O evento reúne cafeicultores de diversas regiões, pesquisadores, lideranças do setor, representantes de cooperativas e autoridades, reforçando o protagonismo paulista na produção de cafés de alta qualidade.
Confira a lista completa dos premiados clicando no link
Sanepar Água Segura: programa avança em estratégias sustentáveis para o futuro
Fazenda Preço médio da cesta de alimentos cai em janeiro no Rio Grande do Sul
São Paulo Abertura de túnel no Rodoanel Norte marca nova fase para finalização das obras
Acre Cruzeiro do Sul avança em desenvolvimento socioeconômico e se consolida como maior potência do Juruá
Tocantins Unitins divulga locais de prova do Vestibular Complementar 2026/1
Acre Fórum Teia Acre consolida a Carta Estadual da Cultura Viva
Sergipe Governador Fábio Mitidieri participa da primeira noite do Verão Sergipe 2026 em Pirambu
Acre Setor turístico do Acre apresenta atrativos do estado para comitiva da Rússia
Acre Em Mâncio Lima, governo assina ordem de serviço para reconstrução de duas escolas e termo de convênio para transporte escolar Mín. 20° Máx. 29°





