

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove a circulação de atividades culturais em diferentes regiões do estado através do “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, ação que integra o programa ‘CultSP na Estrada’.
A partir deste domingo (8), a carreta percorre a cidade de Bragança Paulista, levando experiências científicas e oficinas educativas, com visitação aberta das 8h30 às 17h30. As atividades na cidade vão até a quinta-feira (12) (veja horário e endereço abaixo). Atibaia será a próxima cidade contemplada.
Com 20 metros de comprimento e área interna expansível para 60 m², o veículo reúne nove experimentos nas áreas de física, química, biologia, geografia e história. Essa adaptação leva ao interior e ao litoral pontos-chaves da exposição fixa do Museu, ampliando o acesso à ciência de forma divertida e participativa.

Experiência do visitante
O circuito interno da carreta dura cerca de 25 minutos e pode receber até 20 pessoas por sessão. Quatro educadores acompanham os grupos, atuando como mediadores das experiências científicas sobre rodas.
Entre os destaques estão o Gerador de Van de Graaf (que deixa os cabelos em pé pela tensão elétrica), a bicicleta ergométrica geradora de energia, uma maquete tridimensional do núcleo da Terra e uma instalação que reproduz o canto de 30 espécies de aves brasileiras.
O veículo possui entrada com acessibilidade e ficará aberto à visitação das 8h30 às 17h30, podendo funcionar em qualquer dia da semana, conforme a cidade. Além disso, haverá oficinas educativas na área externa, em parceria com espaços culturais locais, reforçando a missão do Catavento de democratizar o conhecimento.
Confira a programação:
10 mil impactados por mês
Para cobertura de todo o estado, foram estruturados sete polos, de acordo com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo, sendo: (1) São José do Rio Preto; (2) Presidente Prudente; (3) Franca, Ribeirão Preto e Central; (4) Piracicaba, Rio Pardo, Campinas e Circuito das Águas; (5) Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva; (6) São Paulo – Capital, ABCD Paulista e Baixada Santista; e (7) Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Estima-se que mais de 10 mil pessoas sejam impactadas mensalmente pelo projeto. O cronograma completo de visitação às cidades está sujeito a alterações e se necessário será adaptado até o final do projeto.
Clique aqui para acessar o cronograma completo de visitação aos municípios paulistas
O público-alvo da ação são visitantes espontâneos — moradores locais — e grupos agendados como estudantes de escolas públicas e privadas, universidades e ONGS. Além dos destaques, a carreta contará com outros aparelhos célebres das seções permanentes do museu: um aparelho que simula o movimento de uma bailarina, apresentando variações de velocidade, uma “pista de embriaguez” e um experimento que fala sobre a polaridade das moléculas a partir da água e do óleo. Entre atividades interativas e expositivas, os visitantes poderão conhecer e aprofundar-se no estudo de temas como o universo, a vida na Terra e as grandes descobertas da humanidade.
Quatro educadores treinados para dar monitoria em cada um dos nove aparelhos instalados no veículo acompanharão estes grupos e atuarão como mediadores da exposição sobre rodas.
Quando estacionada, a carreta poderá funcionar em qualquer dia da semana, conforme as possibilidades do município, permanecendo fechada apenas nos dias de deslocamento.
São Paulo PM apreende mais de 350 kg de folhas de coca em Ourinhos
São Paulo Rei Momo vai agitar o Carnaval 2026 das regiões de Araçatuba e Bauru
Mato Grosso do Sul Rota da Celulose: concessão garante segurança viária e inovações a Mato Grosso do Sul
Marabá - PA Nota de pesar pelo falecimento da enfermeira Terezinha de Jesus Carneiro Barros
Geral Rio, Minas e São Paulo têm alerta de “grande perigo” para chuvas
São Paulo Feirão Casa Paulista com crédito de até R$ 16 mil vai até este domingo (8)
São Paulo Governo de SP entrega requalificação de ciclovia que conecta Praia Grande a Santos
Mato Grosso do Sul Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Acre Comitiva russa discute parcerias com Estado e Ufac para implantação de indústria de produção de biofertilizantes Mín. 20° Máx. 29°





