

Bolsas, brincos, cestos, chapéus, viseiras, jogos americanos e muito mais. Tudo a partir do trançado da palha do ouricuri, uma tradição que é passada de geração a geração e ganhou destaque na etapa Pirambu da edição 2026 do Verão Sergipe. Com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), artesãs e empreendedoras da região contaram com um espaço reservado na festa para comercializar seus produtos artesanais e delícias da culinária local.
Segundo a diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana, a iniciativa consolida o apoio do Governo de Sergipe às comunidades tradicionais. “O apoio ao artesanato em palha de ouricuri de Pirambu no Verão Sergipe é uma forma de valorizar saberes ancestrais, fortalecer a identidade cultural e garantir geração de renda para comunidades tradicionais, especialmente para as mulheres que mantêm viva essa tradição passada entre gerações”, ressaltou.
A artesã Cristiane Santos de Jesus, da comunidade quilombola do povoado Alagamar, no município de Pirambu, contou que aprendeu a fazer artesanato com sua mãe, ainda criança. “Quando a gente era pequenininha, morando na casa da minha mãe, ela ensinava, primeiro, a fazer a limpeza da trança. Depois, ela começou a ensinar a fazer o trançado, a fazer a trança. E, só depois, a gente foi aprendendo a costurar. Então, a gente aprendeu desde criança com nossas mães. Aqui [palha de ouricuri] é a renda, não só a minha, é a renda da comunidade toda, porque a palha de ouricuri é o sustento daqui da nossa comunidade Quilombo de Alagamar. A gente vive da palha do ouricuri”, explicou.
Extraído da palmeira Syagrus coronata, nativa da Caatinga, o ouricuri (dicuri ou adicuri) tem suas folhas colhidas e passam por um processo de secagem ao sol (cerca de quatro dias) até se transformarem em uma fibra flexível e resistente. Essa fibra se transforma na base para o artesanato que sustenta dezenas de famílias na Comunidade Quilombola Alagamar.
A chegada de mais uma edição do Verão Sergipe movimenta toda a comunidade para produzir mais peças e atender as demandas dos turistas e visitantes. “A expectativa para a gente é muito grande porque o Verão Sergipe em Pirambu vai trazer muitos turistas, a gente já começa a trabalhar, a produzir mais peças porque se chega turista em Pirambu, a expectativa é que eles venham até nosso povoado conhecer a gente, como, também, a gente ir até Pirambu levar nosso trabalho, mostrar para o pessoal, para os turistas, que aqui, dentro do Território de Alagamar, existe esse trabalho maravilhoso”, destacou Cristiane.
Além do Artesanato Sergipano, a Economia Solidária também marcou presença com o espaço Sabores de Sergipe, que reuniu empreendedoras para comercialização de suas produções culinárias como: bombom de mangaba, bobó de camarão, salgados, tortas, sucos, geladinhos de frutas, entre outras delícias da culinária local.
Para Eliane Silva, que comercializa tortas e salgados, o evento é uma oportunidade de melhorar a renda. “A expectativa das nossas vendas aqui no Verão Sergipe 2026 é termos uma renda a mais. Esses eventos nos ajudam a melhorar nossa renda, nossa economia. Aqui a gente está vendendo de tudo, tem uma boa diversidade de comidas, bebidas, e estamos esperando vocês, aqui na cidade de Pirambu”, expressou.
Verão Sergipe 2026
O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.












Bahia Portais de abordagem da PM reforçam segurança e já funcionam como acesso ao Furdunço em Salvador
Legislativo - MS Mara Caseiro reafirma compromisso com os municípios e projeta novos desafios em 2026
Governo Governo de Minas entrega nova unidade do Colégio Tiradentes da PMMG em Uberlândia
São Paulo Policiais disfarçados de ETs prendem três por venda de bebida adulterada em megabloco no Ibirapuera
Governo Governo determina à Seplag avaliação de recursos para aquisição de radar meteorológico para atender o Triângulo Mineiro
Sergipe Govero do Estado participa da Sealba Show 2026 com destaque para o fortalecimento do agronegócio sergipano
Executivo Governador Eduardo Leite anuncia Gustavo Paim como novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural
Cidades Prefeitura realiza limpeza de canais e executa contenção na Luiz Eduardo Magalhães para preservação viária
Governo Governo determina à Seplag avaliação de recursos para aquisição da radar meteorológico para atender o Triângulo Mineiro Mín. 20° Máx. 29°





