

Os portais de abordagem da Polícia Militar, implantados para reforçar a segurança do Carnaval da Bahia 2026, já funcionam como pontos de entrada para o Furdunço, festa de pré-Carnaval de Salvador, realizada neste sábado (7). A estratégia será ampliada durante os dias oficiais da festa e integra o conjunto de ações do Governo da Bahia para garantir um Carnaval mais seguro para baianos e turistas.
Durante o período carnavalesco, os portais estarão distribuídos nos principais acessos aos circuitos, atuando como pontos de controle preventivo. Nos locais, policiais militares realizam abordagens com revistas pessoais e fiscalização de objetos, impedindo a entrada de materiais que possam colocar em risco a integridade dos foliões, como objetos perfurocortantes, garrafas de vidro e outros itens que representem ameaça à segurança coletiva. Tesouras, lâminas, copos e garrafas de metal também estão entre os materiais proibidos.
De acordo com o coordenador operacional dos portais, major PM Fabiano Edington, os equipamentos são ferramentas importantes para a manutenção da ordem e prevenção de ocorrências durante os eventos. “Os portais são um case de sucesso da Polícia Militar da Bahia, mais um meio de inibir a violência nos circuitos. Espero que os foliões venham na paz, com tranquilidade e amor no coração e só tragam o que for extremamente necessário”, recomendou.
Foliões aprovam medida
Quem participou do Furdunço e passou pelo portal instalado no Morro do Cristo, na Barra, reconheceu a importância da iniciativa para um Carnaval mais organizado e seguro. “A gente entende que é para a nossa segurança. É bom saber que existe esse controle antes de entrar no circuito e uma forma de conter a violência na festa”, afirmou o contador André Emanuel de Jesus, 43, que estava animado para ver a banda Filhos de Jorge.
O servidor público Bruno Manuel Figueiredo Barbosa, 49 anos, ressaltou o atendimento recebido durante a abordagem. “Tenho a mobilidade reduzida e me senti acolhido pelos policiais, que foram extremamente educados, atenciosos e me guiaram até o portal da melhor forma possível. Nota dez!”, disse.
Investimento em segurança
Para o Carnaval 2026, o Governo da Bahia investirá R$ 110 milhões em ações de segurança pública em toda o estado. Somente para a capital, serão destinados R$ 86 milhões.
Ao todo, 36 mil profissionais, entre policiais, peritos e bombeiros, atuarão durante a folia em todo o estado. Em Salvador, o efetivo será de 22,5 mil agentes; na Região Metropolitana, 2,4 mil; e no interior, 11 mil profissionais.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também utilizará 1.892 estruturas fixas e móveis, entre postos de atendimento, plataformas de observação elevada e portais de abordagem. No interior do estado, serão empregadas 682 estruturas operacionais das forças policiais e de bombeiros.
Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA
São Paulo Polícia de SP prende 16 suspeitos em operações durante blocos de Carnaval na capital
Governo Governo inaugura Restaurantes Populares em São João do Paraíso e Nova Colinas
Legislativo - MS Mara Caseiro reafirma compromisso com os municípios e projeta novos desafios em 2026
Governo Governo de Minas entrega nova unidade do Colégio Tiradentes da PMMG em Uberlândia
São Paulo Policiais disfarçados de ETs prendem três por venda de bebida adulterada em megabloco no Ibirapuera
Governo Governo determina à Seplag avaliação de recursos para aquisição de radar meteorológico para atender o Triângulo Mineiro
Sergipe Govero do Estado participa da Sealba Show 2026 com destaque para o fortalecimento do agronegócio sergipano
Sergipe Artesanato em palha de ouricuri é destaque no Verão Sergipe em Pirambu
Executivo Governador Eduardo Leite anuncia Gustavo Paim como novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural Mín. 20° Máx. 29°





