

A Prefeitura de São Sebastião acionou, na tarde deste sábado (7/2), o Plano de Contingência em razão das chuvas fortes e persistentes que atingem a Costa Sul do município, com maior impacto no bairro de Juquehy. A região foi afetada por um fenômeno conhecido como chuva de cabeceira, caracterizado pelo grande volume de água que atinge rios e cachoeiras e segue em direção ao mar. O acumulado já ultrapassa 140 milímetros nos últimos três dias.
Em função do volume de chuva, diversas vias encontram-se alagadas. As equipes da Defesa Civil e da Polícia Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), atuam de forma integrada com as secretarias de Serviços Públicos (Sesep), de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e da Educação (Seduc) no atendimento à população e no monitoramento das áreas mais afetadas.
Até o momento, não há registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas. Ainda assim, como medida preventiva, foi aberto um Ponto Seguro na Escola Municipal Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, em Juquehy, destinado a acolher moradores, especialmente aqueles que residem em áreas de risco e optarem por aguardar o escoamento das águas em local seguro.
O município permanece em estado de atenção e está preparado para a abertura de abrigos, caso haja necessidade. A orientação é para que as famílias mantenham separados documentos pessoais, medicamentos de uso contínuo, fórmulas especiais e roupas, facilitando um eventual deslocamento.
O prefeito Reinaldinho Moreira segue para Juquehy e mantém contato permanente com a Defesa Civil do Estado. Segundo ele, o volume de chuva registrado nas últimas 24 horas é de aproximadamente 60 milímetros, mas a principal preocupação é com o acumulado dos últimos dias e com a grande quantidade de água que desce das cachoeiras e rios. “Nossas equipes de zeladoria estão nas ruas, trabalhando intensamente para garantir a abertura dos caminhos e o escoamento das águas”, destacou o prefeito.
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, com a Polícia Municipal pelo 153 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Defesa Civil orienta que a população não tente enfrentar as águas , pois podem ser carregadas e ocasionar tragédias.
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião registra queda de barreira e interdita trecho da Rodovia Rio-Santos
Segurança Pública Custodiados do Litoral atuam na limpeza e manutenção de escolas e postos de saúde
Segurança Dupla suspeita de furtar e vender equipamentos industriais é presa pela PCCE Mín. 20° Máx. 29°





