

A Prefeitura de São Sebastião informa que, em razão das chuvas intensas que continuam atingindo o município, especialmente a Costa Sul, foi registrada, no início da noite deste sábado, uma queda de barreira no km 175+800 da Rodovia Dr. Manoel Hippolyto do Rego (Rio-Santos). Por medida de segurança, o trecho foi imediatamente interditado pela Defesa Civil.
Equipes do Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já estão no local para realizar a avaliação técnica da ocorrência, a limpeza da pista e a definição das condições para uma eventual liberação do tráfego. Até o momento, foi feita aberta para veículos de emergência, mas não há previsão para a liberação total da via.
O prefeito Reinaldinho Moreira orienta motoristas e moradores a evitarem deslocamentos até a região interditada, uma vez que ainda há risco de novos deslizamentos de terra em função do elevado volume de chuvas acumulado. Em Juquehy, o índice pluviométrico já soma aproximadamente 151 milímetros nas últimas 72 horas, sendo mais de 90 milímetros registrados nas últimas 24 horas. Também há registros de chuvas intensas em Barra do Una, na Costa Sul, e no bairro da Enseada, na Costa Norte.
Transporte coletivo
Em decorrência das chuvas e dos alagamentos em vias locais, a empresa SOU, responsável pelo transporte coletivo, precisou restringir temporariamente o acesso das linhas locais L03, L13, L21 e L25, uma vez que os ônibus não conseguem acessar algumas vias, especialmente nas vilas. Na região da Praia Preta, as linhas Tronco TR02 e a local L28 operam de forma parcial em razão da queda de barreira, sendo que os veículos que partem do Centro seguem apenas até Juquehy.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o município permanece em estado de atenção, com risco moderado para a ocorrência de novas quedas de barreiras, conforme as previsões meteorológicas.
Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, a Polícia Municipal pelo 153 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A Defesa Civil orienta que a população não tente atravessar áreas alagadas ou enfrentar a força das águas, pois há risco de arrastamento e ocorrência de acidentes graves.
Atualizado 7/2/2026 - 21h36
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião aciona Plano de Contingência e abre Ponto Seguro em Juquehy
Segurança Pública Custodiados do Litoral atuam na limpeza e manutenção de escolas e postos de saúde
Segurança Dupla suspeita de furtar e vender equipamentos industriais é presa pela PCCE Mín. 20° Máx. 29°





