

O Conexão Cultural chegou a Monte Gordo neste domingo (8), abraçando com alegria a população da orla do município e marcando o encerramento de três dias intensos de celebração da cultura popular. Reafirmando seu propósito de espalhar arte e o sentimento de pertencimento por diferentes localidades do município, o evento foi realizado pela Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência Estadual de Fomento ao Turismo (Sufotur), via Edital de Seleção Pública para o Carnaval 2026.




A titular da Secult, Elci Freitas, fez um balanço positivo da iniciativa, que reuniu mais de 30 atrações e, de forma descentralizada, promoveu a valorização de artistas do município, potencializando saberes ancestrais, manifestações populares e tradições que constroem a identidade de Camaçari.
“Uma felicidade encerrar este festejo de maneira bastante especial. Foram três dias de festa nos quais conseguimos contemplar nossos grupos, valorizando os territórios e fortalecendo a cultura em cada canto que nós passamos – na abertura, em Parafuso, depois em Cordoaria, e finalizando de forma tão bonita aqui em Monte Gordo. Viva a cultura popular e viva o Conexão Cultural!”, exclamou a secretária.

O último dia começou com o cortejo multicultural que saiu das imediações do Largo do Corujão, levando às ruas o clima vibrante do pré-Carnaval. Puxado por Priscila Miller, a “procissão festiva” reuniu grupos e fazedores de cultura, como Pelé do Samba, da localidade de Cachoeirinha, em Barra do Pojuca.
Aurino Teixeira, o Mestre Pelé, que celebra 15 anos de trajetória, destacou a importância de iniciativas que fomentam as tradições populares. “Estou bastante feliz em participar. Ações como essa são fundamentais e muito valiosas, pois mantêm vivas tradições, passadas por nossos antepassados, valorizando nossas raízes culturais”, avaliou.

Os grupos Capoeira Fatumbi, Charanga Caraípa, Dança Contemporânea Ancestral e Bangariô, também participaram do festejo, traduzindo em música, dança e movimento a rica tradição cultural do município.
Em meio à folia carnavalesca, moradores e visitantes ocuparam as ruas com sorrisos, dança e muita animação, celebrando a cultura feita pelo povo e para o povo. A assistente social Vanessa da Costa, 38 anos, prestigiou o Conexão Cultural ao lado do marido e do filho, ressaltando o clima tranquilo e familiar do evento. “Achei uma iniciativa bastante importante, principalmente por agregar todos os públicos, desde crianças a idosos. Que tenhamos mais ações como essa aqui para a comunidade”, afirmou a moradora de Monte Gordo.

À noite, o festejo seguiu no palco principal montado nas imediações do Mercado Municipal da localidade, em um clima acolhedor e festivo. O grupo Pé de Lata, voltado especialmente para o público infantil, levou muita interação, brincadeira e encantamento para a criançada, criando um ambiente leve e cheio de afeto.


Vocalista do grupo, Adriana Almeida falou sobre o repertório variado levado para o festejo. “Trouxemos canções autorais, sucessos infantis e também uma novidade, que é um bloquinho com destaque para a música baiana, onde tocamos clássicos do axé music, até pensando nesse período de Carnaval”, contou.
Para Patrícia Almeida, também vocalista do Pé de Lata, se apresentar em Monte Gordo é uma alegria, principalmente por poder atingir uma plateia diferente. “É sempre incrível fazer show em nossa cidade, que é Camaçari, e agora, aqui em Monte Gordo, podemos alcançar as crianças da região da orla, nos aproximando desse público”, destacou.

A programação musical seguiu com apresentações dos músicos Müller Magno, Rode Torres e Lucas Viana, da banda Virado no 70, e do artista Henrique do Cavaco, garantindo diversidade de ritmos e mantendo a animação até o fim da noite.
O Conexão Cultural teve início na sexta-feira (6), no bairro de Parafuso, na sede de Camaçari, seguiu no sábado (7) para o Quilombo de Cordoaria, na zona rural do distrito de Abrantes, e encerrou neste domingo em Monte Gordo. Ao longo dos três dias, o evento foi marcado por grande participação popular, múltiplas manifestações culturais, cortejos multiculturais e shows para todos os públicos.



















Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





