

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nessa segunda-feira (9), o Encontro de Planejamento do 1º trimestre das Trilhas Formativas de Língua Portuguesa e Matemática, reunindo profissionais estratégicos da rede estadual para alinhar ações pedagógicas que vão orientar o início do ano letivo de 2026. A formação ocorreu no Centro de Formação Marcílio Flávio Rangel e integra as ações do Programa Gestão da Aprendizagem (GdA).
O encontro reuniu cerca de 70 participantes, entre lideranças das áreas de currículo, avaliação e formação, coordenadores das trilhas formativas, mentores e elaboradores de materiais didáticos. O objetivo central foi promover um planejamento integrado das duas áreas, com foco no mês de março e direcionamentos para todo o primeiro trimestre, garantindo unidade de ações, clareza pedagógica e maior impacto nas práticas desenvolvidas nas escolas.

Durante a formação, os participantes discutiram estratégias alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo da rede estadual, com atenção especial ao desenvolvimento de competências essenciais, como leitura, interpretação, resolução de problemas e pensamento crítico. A programação incluiu apresentações institucionais, diálogo sobre integração curricular e oficinas práticas para a construção de sequências didáticas e a associação das habilidades do currículo aos livros didáticos.
A professora Shirley Alves, docente da Universidade Estadual do Piauí (UepiI) e integrante da equipe do Programa Gestão da Aprendizagem (GdA), explicou que “a proposta para 2026 é garantir formação continuada aos professores de Língua Portuguesa, do 9º ano à 3ª série, com orientações pedagógicas e materiais alinhados à BNCC e ao currículo da rede, fortalecendo o trabalho com leitura, escrita, oralidade e análise linguística”.

O professor de Matemática Teotônio Vieira ressaltou que a formação tem como foco o compartilhamento de habilidades e metodologias que serão trabalhadas ao longo do ano. “Estamos alinhando o currículo trimestral e discutindo técnicas que podem ser aplicadas em sala de aula, de forma que os professores se sintam mais seguros e preparados para desenvolver as competências matemáticas dos estudantes”, explicou.
Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, o encontro reforça o compromisso da Seduc com a qualidade do ensino e o fortalecimento da aprendizagem na rede estadual. “Esse planejamento integrado é fundamental para garantir intencionalidade pedagógica e coerência nas ações desde o início do ano letivo. Ao integrar Língua Portuguesa e Matemática, potencializamos o desenvolvimento dos estudantes e valorizamos o trabalho dos professores, que são protagonistas desse processo”, destacou.
O Encontro de Planejamento do 1º trimestre integra a política de formação continuada da Seduc e organiza o trabalho pedagógico da rede estadual para 2026. A iniciativa contribui para o alinhamento entre currículo, materiais didáticos e práticas em sala de aula, permitindo que as escolas iniciem o ano letivo com diretrizes claras e planejamento pedagógico estruturado.

Ensino Superior Estado anuncia R$ 16 milhões para novo prédio de pesquisa de alimentos e reformas na Unioeste
Educação Deficiência Visual é tema da I Mostra dos Trabalhos dos Centros de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial
Educação São Paulo sedia maior congresso de cuidados paliativos da AL
Marabá - PA Educação: Semed inicia instalação de playgrounds em escolas de tempo integral
Piauí Estudantes retornam de Singapura e fortalecem política de intercâmbio educacional ‘Do Piauí para o Mundo’
Piauí Governo do Piauí publica diretrizes do Plano de Segurança Escolar e Promoção da Cultura de Paz
Educação AVISO DE PAUTA: governador entrega mais 15 novos ônibus para transporte de estudantes das redes públicas de ensino de SC
Piauí Piauí é destaque nacional e conquista Selo Ouro da Alfabetização pelo segundo ano consecutivo
Educação Três refeições por turno: Mais Merenda completa 4 anos com investimento de R$ 245 milhões Mín. 19° Máx. 24°





