

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) abrirá seleção para contratar 13 mil oficineiros para o Programa Educa Mais Bahia. As inscrições estarão abertas de 19 de fevereiro a 5 de março. As oficinas educativas estão previstas para começar em 2 de março e fazem parte do Programa de Educação Integral Anísio Teixeira.
Os selecionados são voluntários responsáveis pela condução das oficinas educativas, que são alinhadas aos projetos pedagógicos das escolas e aos interesses dos alunos. Dentre as atividades que são desenvolvidas estão as modalidades esportivas, a inclusão da cultura digital e a promoção da saúde. O programa visa fortalecer o aprendizado e incentivar a criatividade, o protagonismo infantil e a construção coletiva do conhecimento.
Os interessados deverão se cadastrar na Plataforma Bahia Estado Voluntário ( https://www.estadovoluntario.ba.gov.br/login.html ) e comparecer à unidade escolar de interesse para verificar as vagas ofertadas. Além disso, o voluntário deve ser maior de idade e, preferencialmente, ter concluído o Ensino Médio. Estudantes da rede estadual não poderão atuar como oficineiros, já que são os principais beneficiados do programa.
Após a divulgação do resultado da seleção, os oficineiros devem se apresentar à escola munidos do RG e CPF; comprovante de residência; e certidão de antecedentes criminais com atualização de até três meses; além de declaração comprobatória de capacidade técnica para ministrar a oficina (emitida por uma associação de por exemplo, capoeira, futsal e outras modalidades esportivas).
Já os voluntários que tiverem vínculo empregatício devem, também, apresentar um atestado comprovando o turno de atuação para atestar a compatibilidade de horário entre as duas atividades.
Após o cumprimento da carga horária de voluntariado e o envio da frequência e dos relatórios validados pelo gestor da unidade escolar e do Núcleo Territorial de Educação (NTE), os voluntários recebem o ressarcimento de custos com alimentação e transporte, no valor de até R$ 1.100, por mês.
Em 2025, 11.846 oficineiros voluntários atuaram em 1.447 escolas (sedes e anexos) de todos os 27 NTEs, beneficiando mais de 260 mil estudantes com as oficinas. Para a implementação do programa, foram investidos mais de R$ 94,6 milhões.
Fonte
Ascom/SEC
Comunicação Paraná Visto do Céu: terceira temporada do programa sobrevoa Curitiba e RMC
Geral Chuvas intensas atingem país; Inmet emite alerta para tempestade no RS
Espírito Santo Nova ferramenta amplia divulgação de pessoas desaparecidas na Grande Vitória
Acre Escola de Música do Acre abre 459 vagas gratuitas para novos estudantes em 2026
Espírito Santo Manuela Feliz será a primeira mulher capixaba a treinar a Seleção Brasileira de Taekwondo
Espírito Santo Carnaval 2026: Detran|ES reforça dicas de segurança nas estradas
Espírito Santo Residência do ICEPi é destaque nacional entre iniciativas de Educação em Epidemiologia Aplicada ao SUS
São Paulo Fundação CASA lança Selo Parceiro da Socioeducação para reconhecer iniciativas que fortalecem o atendimento a adolescentes
Paraíba Governo da Paraíba apresenta Programa PBTrilhas em Rio Tinto Mín. 19° Máx. 31°





