Quarta, 11 de Fevereiro de 2026
26°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Sergipe

SES orienta população sobre cuidados com a saúde durante o Carnaval

Se proteger do sol, tomar bastante água, evitar excesso de bebidas alcoólicas e usar preservativo para prevenir a transmissão de infecções sexualme...

11/02/2026 às 12h25
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias

O período de Carnaval está chegando e, para que a população aproveite a folia com tranquilidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para os devidos cuidados com a saúde que os foliões precisam tomar durante os dias de festa. Se proteger do sol, tomar bastante água, evitar excesso de bebidas alcoólicas e usar preservativo para prevenir a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são algumas das medidas. 

Neste ano, o Carnaval acontece entre os dias 14 e 18 de fevereiro. A coordenadora médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Tácia Lorena, explicou a importância de manter a hidratação e uma boa alimentação durante esse período em que há um maior consumo de bebidas alcoólicas e o clima é quente. “Mantendo a hidratação e uma alimentação adequada evitamos que o álcool no sangue cause muitos efeitos prejudiciais. Além disso, como sabemos que este é um período de calor, a própria exposição ao sol faz com que a gente sofra uma desidratação maior. Então, essas medidas são fundamentais para que tenhamos um menor número de atendimentos relacionados ao consumo de álcool”, destacou. 

A profissional também reforçou que dirigir alcoolizado é uma das principais causas dos acidentes de trânsito em que o Samu 192 Sergipe é acionado durante o Carnaval. “O álcool acaba sendo, ainda, o motivo de alguns acidentes e o Samu também atua nesse tipo de atendimento. Nesse período de Carnaval, temos um maior número de sinistros de trânsito, justamente porque a população, muitas vezes, mistura o álcool com a direção”, ressaltou, lembrando que, após consumir bebidas alcoólicas, o indivíduo não deve dirigir qualquer tipo de veículo. 

Além de reforçar a hidratação neste período de calor, a população também deve se proteger do sol utilizando protetor solar da forma adequada a fim de evitar danos para o corpo, como o câncer de pele. O uso de chapéus, bonés, óculos de sol e roupas com proteção contra raios ultravioleta (UV) é complementar ao filtro solar. 

Outra medida importante é a utilização de preservativos nas relações sexuais, para evitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como sífilis, HIV e hepatites virais. Vale ressaltar que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza e distribui camisinhas masculinas e femininas de forma gratuita à população. Além disso, a SES, por meio do Programa IST/Aids e hepatites virais, está presente em diversos eventos durante o período carnavalesco e ao longo do ano, distribuindo preservativos e realizando orientações de saúde.

Samu 192 Sergipe 

Durante o Carnaval, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) intensifica a sua atuação, reforçando equipes e veículos. Segundo o superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa, o serviço organizou um Plano de Contingência e Estratégia de atendimento para este período. “O plano prioriza a resposta rápida e resolutiva em situações de urgência e emergência. A estratégia foi elaborada com o apoio da SES, da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de outras instituições, com o objetivo de ampliar a cobertura em todo o estado”, explicou.

A atuação do Samu 192 Sergipe será realizada em parceria com órgãos de segurança e trânsito como a PRF, a SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), o BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual) e o Corpo de Bombeiros. “O objetivo é monitorar acidentes e violência urbana, garantindo uma resposta mais integrada e eficaz”, completou Ronei Barbosa. 

Nos dias de folia, o Samu 192 Sergipe reforçará sua atenção nos municípios com grandes concentrações de festas carnavalescas, como Aracaju, Barra dos Coqueiros, Simão Dias, Itaporanga, Estância e outras regiões litorâneas. O serviço contará com cerca de 180 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, além de Unidades de Suporte Básico (USBs), Unidades  de Suporte Avançado (USAs), motolâncias e as equipes do serviço Aeromédico, parceria entre o Samu 192 Sergipe e o Grupamento Tático Aéreo (GTA).

A Central de Regulação das Urgências também manterá atenção ampliada durante o Carnaval, atendendo as solicitações de socorro através do número 192 e coordenando o envio de equipes para as ocorrências com maior agilidade.
 

Tácia Lorena/Foto: Ascom SES
Tácia Lorena/Foto: Ascom SES
Ronei Barbosa/Foto: Ascom SES
Ronei Barbosa/Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários