

A comunidade da Vila Sororó recebeu uma nova Escola Ruan Pablo da Conceição Moreira, revitalizada, ampliada com quatro novas salas, uma quadra poliesportiva coberta construída do zero e climatização. A cerimônia aconteceu na tarde desta terça-feira, 10.
Alunos, pais, moradores e autoridades acompanharam a entrega da obra, que beneficiará mais de 300 alunos, do 6º ao 9º ano.


“Uma escola é sempre algo que nos traz esperança porque investir na educação é investir em um futuro cada vez melhor para os nossos cidadãos, para as nossas crianças. E aqui na Vila Sororó tem um prazer ainda mais especial. Esses marabaenses vão se sentir incluídos em uma escola bonita, moderna, com jardinagem nova, reforma de qualidade, climatizada, com acessibilidade, com uma quadra nova para prática esportiva”, destacou o prefeito Toni Cunha.


O secretário de Educação de Marabá, Cristiano Lopes, pontuou que a entrega também é importante para a comunidade que, com a nova quadra, além de proporcionar que os estudantes tenham um espaço adequado para atividades esportivas, passa a ter um local para lazer e eventos.
“Ter a escola de forma adequada, revitalizada, uma quadra também que atende a população, atende não só os alunos mas também a comunidade, são instrumentos, equipamentos muito interessantes para a comunidade, que a gente vê que vão saber fazer o melhor uso desses dois equipamentos. E enquanto Semed vamos tentar buscar mais melhorias ainda para a comunidade”, ressaltou.


As novas salas, sendo duas de aula, uma multifuncional e outra de leitura, somam mais 357 m², e a quadra coberta com arquibancada, vestiários e banheiros, 834 m².
O diretor Francisco de Sales explicou como a entrega das novas instalações com ampliação irá melhorar as dinâmicas internas da escola que antes contava com espaços que não eram adequados.
“A gente trabalhava com a sala de leitura como sala de aula, uma sala bem pequena, e a diretoria era a sala de leitura. Com a ampliação, a gente agora tem salas amplas para aula do dia a dia e tem uma sala ampla de leitura e uma futura sala multifuncional que é parceira do Governo Federal com o município. Quando o espaço é bom, tem mais qualidade, a aprendizagem também tem qualidade. A comunidade só tem a ganhar com isso. É um momento de festa”, comentou.


Quem sentiu a mudança para melhor foi a estudante Nicolly Cardoso, de 14 anos. Ela comentou que a quadra e a climatização nas salas foram melhorias importantes.
“Eu me sinto muito feliz porque antes todas as salas não tinham ar condicionado, nós tínhamos que ir embora mais cedo por conta do calor. A Educação Física era aqui do lado, no chão. Depois que construíram a quadra, eu fiquei porque não vamos ter aquela sofrência de ficar no sol quente. Quando tinha festa, a gente fazia aqui na frente naquele monte de pedra, mas agora com a quadra melhorou bastante. Fico feliz que quando pessoas novas vêm aqui, veem uma escola mais bonita, organizada, uma escola boa”, disse.


O sentimento é compartilhado pela estudante Kemelly Arrais, que observou o quanto a nova escola pode proporcionar boas experiências para ela e seus colegas.
“Eu acho isso ótimo até para mim como aluna porque isso pode melhorar nossa aprendizagem. As salas climatizadas vão fazer com que a gente se concentre mais nas aulas. Só quem estudou aqui antes de fazer a quadra sabe o quão difícil era fazer Educação Física no sol fervendo. Ao meu ver, é sempre bom estudar, aprimorar os conhecimentos e isso não vai incentivar só a mim, mas também outros alunos”, pontuou.


O titular da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), Italo Ipojucan, afirmou que a entrega das obras na escola dá um sentimento de dever cumprido.
“É satisfatório a gente ver mais uma entrega, entrega importante de remoldagem, inovações, reconfiguração de estruturas, que é extremamente importante. Eu fico prazeroso aqui com todos nós e a comunidade”, expressou.


A cerimônia contou com apresentação de alunos dos projetos de capoeira e boxe desenvolvidos na escola. Além disso, também houve um discurso de Carlene da Conceição, mãe de Ruan Pablo da Conceição Moreira, que dá nome à escola e que morreu em 2015, aos 12 anos. Ele chegou a ver o início das obras da escola, que foi inaugurada em 2017.
“Fico imensamente feliz em ver esse sonho realizado, nosso, na Vila Sororó. Toda essa atenção com as nossas crianças. Eu fico imensamente feliz porque nós não estamos sendo esquecidos. Eu sinto muito orgulho em fazer parte desde o início dessa história, desse projeto, fazer essa escola, ter o nome do meu filho. Ele sonhou em estar aqui, sonhou em fazer parte. Hoje, ele não pôde estar, mas tem muitos sonhos sendo realizados, nós temos grandes frutos aqui dessa escola, excelentes professores, excelente gestão”, comentou.











Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes / Bill Waishington
The post Obras: Ampliada e com quadra construída do zero, Escola Ruan Pablo é entregue na Vila Sororó appeared first on Prefeitura de Marabá .
Educação Agricultura digital: parceria com multinacional fortalece formação em colégios agrícolas do Estado
Educação Jurista explica por que print de tela não é prova no processo judicial
Piauí No Dia das Mulheres e Meninas na Ciência, Piauí celebra os talentos de estudantes da rede estadual de ensino
Piauí No Dia das Mulheres e Meninas na Ciência, Seduc celebra os talentos de estudantes da rede estadual de ensino
Ensino Superior Estado anuncia R$ 16 milhões para novo prédio de pesquisa de alimentos e reformas na Unioeste
Educação Deficiência Visual é tema da I Mostra dos Trabalhos dos Centros de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial Mín. 19° Máx. 31°





