Quarta, 11 de Fevereiro de 2026
25°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral São Paulo

SP abre inscrições para webinar sobre discriminação contra pessoas com deficiência

Iniciativa tem o objetivo de conscientizar o público sobre a presença do capacitismo na sociedade e como agir para combatê-lo

11/02/2026 às 15h45
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Os cursos contemplados pelo Programa TODAS in-Rede estão crescendo e, com isso, mais webinars como esse acontecerão ao longo do ano
Os cursos contemplados pelo Programa TODAS in-Rede estão crescendo e, com isso, mais webinars como esse acontecerão ao longo do ano

Já estão abertas as inscrições para o webinar “Interseccionalidade e Capacitismo” do programa TODAS in-Rede . O evento virtual promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com a AME (Amigos Metroviários dos Excepcionais), por meio da Escola da Inclusão, tem como objetivo mostrar a todos que o capacitismo está enraizado na estrutura da sociedade e como devemos nos posicionar contra o preconceito direcionado às pessoas com deficiência. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 clicando aqui . A formação acontece no dia 25 de fevereiro, das 19 às 22h, com vagas limitadas.

“Este webinar representa um passo fundamental na nossa missão de construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva. É essencial que toda a sociedade compreenda que combater o capacitismo não é apenas responsabilidade das pessoas com deficiência, mas de todos nós”, declarou Marcos da Costa, Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

De acordo com Caroline Reis, Coordenadora do TODAS in-Rede, é muito importante a participação não só das mulheres que fazem parte do programa, mas também de qualquer pessoa aliada à inclusão. “É uma oportunidade de desconstruir estereótipos, vieses inconscientes, entendendo como pequenas mudanças de atitude fazem grande diferença para tornarmos o mundo mais inclusivo e acolhedor”, disse Caroline.

A interseccionalidade é apontada como ferramenta central para entender como diferentes formas de desigualdade — como deficiência, gênero, raça, classe, idade e território — atuam de maneira combinada na sociedade. No campo da deficiência, a abordagem revela que o capacitismo não age isoladamente, mas se articula a outros sistemas de opressão, reforçando exclusões e violações de direitos ao valorizar corpos considerados “produtivos” e funcionais. A partir do modelo social da deficiência, a análise desloca o foco do indivíduo para as estruturas, políticas públicas e barreiras institucionais que sustentam essas desigualdades.

O webinar será conduzido por Amanda Soares, comunicadora, roteirista, pesquisadora em literatura brasileira na Universidade Federal da Bahia e Walleria Suri, advogada e consultora em diversidade, equidade e inclusão. O bate-papo entre as duas profissionais terá a mediação de Luciana Viegas, autista, educadora, pedagoga pós-graduada em direitos humanos e diretora executiva da ONG Vidas Negras com Deficiência Importam

Os cursos contemplados pelo Programa TODAS in-Rede estão crescendo e, com isso, mais webinars como esse acontecerão ao longo do ano, abordando outros temas relevantes que envolvem as pessoas com deficiência.

Sobre o Programa TODAS in-Rede

Oferece cursos voltados para mulheres com deficiência, com temas como: trabalho, geração de renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos. Também inclui capacitação para profissionais que atuam nas redes de proteção e atendem mulheres com deficiência vítimas de violência.

Serviço

Inscrições para o webinar de interseccionalidade e capacitismo do programa TODAS in-Rede
Data de inscrições:
até 23/02
Link para inscrição: https://www.even3.com.br/webinar-interseccionalidade-e-capacitismo-688385/ (vagas limitadas)
Data do webinar 25/02, das 19h às 22h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários