

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) realizou, na manhã desta quarta-feira, 11, reunião com representantes da concessionária Iguá Sergipe, da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) para apresentação do Plano de Governança e do Cronograma de Instalação e Manutenção dos Macromedidores.
Durante a abertura, o diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana, destacou a importância do plano para o fortalecimento da prestação dos serviços de saneamento no estado. “A consolidação de um Plano de Governança é fundamental para garantir segurança jurídica, transparência e eficiência na execução dos serviços públicos de saneamento. Nosso foco é assegurar que as decisões sejam tomadas de forma estratégica, com diálogo institucional e, principalmente, com respeito ao usuário, buscando soluções que impactem positivamente o abastecimento de água em Sergipe”, afirmou.
O plano apresentado estabelece diretrizes para a comunicação operacional entre Iguá e Deso, com o objetivo de evitar desalinhamentos que possam comprometer o funcionamento do sistema. Também foram discutidos pontos relacionados ao cronograma de instalação dos macromedidores. Os equipamentos são essenciais para o controle do volume de água distribuído, contribuindo para a redução de perdas e para uma gestão mais eficiente do serviço.
Conforme registrado em ata, durante a reunião a concessionária Iguá informou sobre o andamento das ações previstas no cronograma de instalação e manutenção dos macromedidores, destacando a realização de ajustes técnicos necessários para a adequada implantação dos equipamentos. Foi reforçada, ainda, a importância do compartilhamento contínuo das informações entre as instituições envolvidas, permitindo à Agrese acompanhar de forma sistemática a execução das etapas e assegurar maior transparência e previsibilidade no abastecimento de água à população.
Representante da Iguá Sergipe, o gerente jurídico-regulatório Leandro Aredes reforçou o compromisso com o alinhamento institucional. “Trabalhamos junto com a Deso na construção do plano de governança e na validação do cronograma de instalação dos macromedidores. Chegamos a um acordo que traz mais tranquilidade para essa engrenagem entre Iguá e Deso e nos permite avançar de forma cada vez mais eficiente na prestação dos serviços”, afirmou.
O diretor de Produção e Qualidade da Deso, Gilvan dos Santos, ressaltou o avanço institucional promovido pelo encontro. “Essa reunião é um marco na relação entre a concessionária Iguá e a Deso. O plano de governança, junto com o caderno de premissas, traça as diretrizes de como as duas empresas vão se comunicar e executar suas atividades da melhor forma possível, principalmente para combater as intermitências e avançar na concessão, melhorando o serviço para a população”, pontuou.
O superintendente de Integridade Contratual da Sedurbi, Cauê Cardoso, enfatizou que o alinhamento operacional foi uma exigência dos órgãos de acompanhamento. “Esse encontro é um passo fundamental para que todo o sistema funcione de forma integrada. Foi exigido que fossem apresentados o cronograma final dos macromedidores e o plano de governança da comunicação operacional, para evitar que paradas ou desalinhamentos afetem o serviço. O objetivo é garantir fluxo célere de informações, inclusive para que a população possa se programar em caso de intervenções no abastecimento”, destacou.
Como encaminhamento, ficou definido que as informações referentes ao cronograma de instalação dos macromedidores serão atualizadas periodicamente para acompanhamento da Agrese, reforçando o papel da Agência como órgão regulador e fiscalizador, atuando para assegurar qualidade, regularidade e transparência na prestação dos serviços de saneamento em Sergipe.



Infraestrutura... DER/PR publica resultado do edital de projeto de terceiras faixas da PR-542 em Colorado
Verão Maior Paraná Sesp faz campanha na rodoviária de Curitiba para combater violência contra a mulher
Legislativo - MT Deputados destacam importância de continuidade da Santa Casa após anúncio do Governo Mín. 19° Máx. 31°





