

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira (11), o Alinhamento Estratégico em Saúde Digital e suas Tecnologias, reunindo analistas de sistemas, analistas de suporte e coordenadores de Tecnologia da Informação das Unidades Hospitalares e Serviços Assistenciais das três macrorregiões da Paraíba. O encontro aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP), em João Pessoa.
A iniciativa integra o planejamento estratégico da Saúde Estadual e marca 2026 como um ano decisivo para a execução de projetos estruturantes previstos no Plano Estadual de Saúde 2023–2027. Ao todo, 73 profissionais participaram do encontro, representando hospitais e serviços especializados de uma rede que conta com 87 unidades distribuídas em todo o estado.
De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação (GTI) em Saúde da SES, Kleyber Araújo, o momento foi pensado para alinhar prioridades, padronizar processos e fortalecer a comunicação entre as equipes.
“O ano de 2026 é um ano de execução do que foi planejado no nosso Plano Estratégico de Saúde 2023 a 2027. Temos projetos que iniciam agora em março, como o e-SUS Assistência Farmacêutica, Medicamentos Paraíba, e-SUS Regulação, além da segunda fase do Aplicativo de Gestão Hospitalar da rede estadual (AGHUse), com a implantação do PACS e do RIS. Entendemos que era necessário esse alinhamento com todos os gerentes e coordenadores de informática das unidades para que possamos construir de maneira uniforme e com uma comunicação mais clara sobre as prioridades”, destacou.
O encontro também teve como foco esclarecer o amparo legal dos projetos, considerando que as iniciativas são regulamentadas por portarias, decretos e resoluções da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), tanto do Ministério da Saúde quanto da própria SES. Segundo a gerência da GTI, compreender esse eixo regulatório é fundamental para que as equipes de TI tenham segurança técnica e jurídica na execução das ações.
Atualmente, o AGHUse já está implantado em 18 unidades hospitalares, com previsão de expansão para mais sete até meados do ano, totalizando 25 unidades. A próxima etapa prevê a implantação do Picture Archive Communication System (PACS) e do Sistema de Informação em Radiologia (RIS), que permitirão a emissão de laudos e a disponibilização de exames de imagem de forma mais ágil e integrada para o usuário do SUS.
O PACS e o RIS são tecnologias essenciais para a modernização da radiologia, proporcionando maior eficiência no armazenamento, gestão e acesso às informações médicas. Enquanto o PACS otimiza o gerenciamento de imagens, o RIS organiza os processos administrativos, tornando o fluxo de trabalho mais ágil e seguro.
“Precisávamos desse encontro para reforçar a importância desses projetos, esclarecer prazos e garantir que as equipes estejam focadas na implantação dessas soluções, que hoje são basilares para o SUS. A padronização tecnológica e o alinhamento dos fluxos são fundamentais para que a transformação digital aconteça de forma eficiente em toda a rede”, reforçou o gerente.
O alinhamento estratégico consolida a Saúde Digital como um dos pilares da modernização da rede estadual, promovendo mais integração, eficiência e qualidade na assistência prestada à população paraibana.




Infraestrutura... DER/PR publica resultado do edital de projeto de terceiras faixas da PR-542 em Colorado
Verão Maior Paraná Sesp faz campanha na rodoviária de Curitiba para combater violência contra a mulher
Legislativo - MT Deputados destacam importância de continuidade da Santa Casa após anúncio do Governo Mín. 19° Máx. 31°





