

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está disponibilizando aos 139 municípios dados ambientais estratégicos que auxiliam no planejamento, na tomada de decisões e na execução de políticas públicas ambientais e territoriais. As informações foram sistematizadas no âmbito do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma).
Os relatórios são individualizados por município, ou seja, cada documento apresenta informações específicas da realidade local, reunindo dados atualizados sobre indicadores socioeconômicos, uso e cobertura do solo, registros de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de informações relacionadas à dinâmica do fogo e à supressão vegetal.
As informações foram sistematizadas no âmbito do Cigma, uma plataforma estadual desenvolvida para centralizar e integrar dados ambientais e territoriais. O Cigma fortalece a capacidade do Estado na produção de conhecimento estratégico, no apoio à gestão pública e na promoção da transparência.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destaca que a iniciativa integra a estratégia estadual de fortalecimento da governança ambiental municipal, já que a busca por informações qualificadas é fundamental para uma gestão ambiental mais eficiente, transparente e alinhada às especificidades de cada território. “O trabalho integrado e participativo com os municípios é muito importante e segue uma diretriz do governador Wanderlei Barbosa e um compromisso nosso em busca da execução da nossa política ambiental”, afirma.
Além dos relatórios encaminhados diretamente às gestões municipais, o Painel do Cigma, disponível no endereço eletrônicohttps://cigma.to.gov.br, é uma ferramenta aberta ao público que possibilita o acompanhamento contínuo das condições ambientais e territoriais. A plataforma reúne informações ambientais, socioeconômicas, de infraestrutura e de uso do solo, favorecendo a atuação integrada entre Estado e municípios.
Segundo o coordenador do Cigma, pesquisador e professor,Marcos Giongo, a elaboração do relatório foi possível graças aos investimentos que a Semarh vem realizando nos últimos anos, especialmente, em tecnologia da informação, na sistematização de dados geográficos e na integração de diferentes bases de dados ambientais. “Esse esforço permitiu qualificar as informações disponíveis, organizá-las de forma mais estruturada e gerar uma leitura mais regionalizada da realidade dos municípios, com dados relevantes que podem apoiar de maneira efetiva a gestão pública municipal”, assegura.
Meio Ambiente Banhistas da Praia de Canasvieiras participam do programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente do Governo do Estado
Piauí Governo do Piauí amplia segurança hídrica para população da zona rural e reduz desmatamento ilegal em 31%
Meio Ambiente Parques estaduais são alternativa para quem busca ecoturismo e Carnaval da tranquilidade em Minas Gerais
Meio Ambiente IMA marca presença em seminário internacional Brasil–França sobre Direito Público e sustentabilidade
Piauí Semarh Itinerante levará serviços, orientações e educação ambiental aos municípios piauienses
Meio Ambiente Pet Levado a Sério: Rio Negrinho conclui os primeiros mutirões do ano com mais de 280 animais atendidos
Goiás Proteja-seNão esqueça o guarda-chuva! Cimehgo alerta para chuvas fortes e rajadas de vento
Piauí Castramóvel retorna a Teresina e prevê realização de 50 castrações em animais de ONGs parceiras
Piauí Semarh reforça prevenção a queimadas com formação de novas brigadas de incêndio florestal no Piauí Mín. 19° Máx. 31°





