

O melhor jeito de brincar o Carnaval é em segurança. Na festa da alegria em que os blocos de foliões tomam as ruas e avenidas de diversas cidades, a Copel alerta para cuidados importantes com a rede elétrica.
“O itinerário dos trios elétricos deve ser planejado com antecedência, em conjunto com as autoridades de segurança. É importante que em todo o percurso seja respeitada a distância segura da rede aérea de energia considerando sempre a altura total, somado o veículo e os equipamentos”, recomenda o gerente-executivo de Segurança do Trabalho na Copel, Helio Fernandes de Carvalho Macedo Filho.
“É preciso evitar trafegar com trios elétricos por ruas estreitas e arborizadas, e sob nenhuma hipótese tocar em cabos aéreos, nem tentar suspendê-los com o auxílio de objetos”, completa o gerente-executivo de Segurança do Trabalho na Copel. O especialista alerta que podem ser severos os efeitos do contato com a eletricidade envolvendo choques elétricos, curtos-circuitos, entre outros.
“A eletricidade é invisível e pode ser fatal. Por isso, é necessário ter atenção na montagem e circulação de estruturas altas que possam se aproximar da rede de energia, bem como evitar o lançamento de materiais metálicos sobre a rede, como alguns tipos de serpentinas e hastes de celulares, entre outros. A prevenção de acidentes é o primeiro passo, mas é importante também saber o que fazer no caso de ocorrências”, explica.
Hélio Macedo destaca ainda que em situações de risco, como em dias de chuva, deve-se também redobrar a atenção com pisos molhados em deslocamentos das estruturas montadas para as festas de Carnaval próximos de cabos de energia. “Se ocorrer contato com a rede elétrica é necessário manter distância segura e acionar a Copel para que seja feito o desligamento”, observa.
EMERGÊNCIAS – É fundamental que se mantenha distância das redes de energia para evitar acidentes que podem ser fatais. Em caso de emergências, o 0800 51 00 116 da linha direta da Copel pode ser acionado de qualquer telefone. Faça a ligação e tecle 1 para situação de risco à vida ou acidente com a rede elétrica.
Acre Nota pública sobre invasão de obra do governo em Sena Madureira
Cidades Fundação Pública de Saúde divulga resultado da avaliação por competências e convocação para heteroidentificação
Energia Celesc reforça dicas de segurança com a rede elétrica durante o Carnaval
São Paulo Bauru: Educação SP abre inscrições para 376 vagas no programa Aluno Monitor do BEEM
São Paulo SP abre inscrições para 314 vagas no programa Aluno Monitor do BEEM na região de Presidente Prudente
São Paulo SP abre inscrições para 2.032 vagas no programa Aluno Monitor do BEEM na região de Campinas Mín. 21° Máx. 31°





