

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (10), o projeto de lei que criada Universidade Federal do Esporte ( PL 6133/25 ), a primeira instituição superior das Américas totalmente voltada a essa área. O texto foi apresentado pelo Poder Executivo ao Congresso e ainda precisa da aprovação do Senado.
Em entrevista à Rádio Câmara , o relator do projeto, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), defendeu a criação da universidade.
Segundo ele, a instituição pública vai formar profissionais e gestores, apoiar pesquisa e inovação e fortalecer a estrutura esportiva do país.
"A gente precisa capacitar os nossos gestores porque muitas vezes falta essa base técnica, o conhecimento que muitas vezes eles têm adquirido na prática, que é muito importante, mas precisamos ter também os conceitos principais, que isso só vem através da universidade", disse Ribeiro.
A universidade terá sede em Brasília e, se o projeto virar lei, deve começar a funcionar em 2027.
Recursos
O relator explicou que o financiamento deve vir do “Orçamento da União e de convênios, auxílios, parcerias e receitas próprias compatíveis com a finalidade da universidade.”
“Os recursos das apostas esportivas também farão presença,” explicou Julio César Ribeiro.
Igualdade e combate à violência
A nova universidade terá, entre outras, a finalidade de:
Projeto conjunto
Segundo Julio César Ribeiro, apesar de críticas pontuais à proposta em Plenário, a maioria dos deputados concordou com a importância da criação da Universidade Federal do Esporte.
“Não é um projeto eleitoreiro, mas sim um projeto que foi construído a várias mãos entre o Ministério da Educação, o Ministério do Esporte, pelo governo, e nós que somos representantes da área do esporte.”
Julio César Ribeiro já foi secretário do Esporte no Distrito Federal.
Câmara Projeto proíbe novo contrato de aluguel para inquilino que abandonar animal
Câmara Câmara dos Deputados pode votar projeto que quebra a patente de canetas emagrecedoras
Câmara Comissão aprova restrição à destruição de máquinas apreendidas em garimpo ilegal Mín. 21° Máx. 31°





